Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

ter, 18/03/2003 - 14h48 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado


Análise do tempo atual
Uma frente fria atua na altura do Estado do Rio de Janeiro e deixa o tempo fechado, com chuvas no leste de São Paulo, sul Minas Gerais e Rio de Janeiro. Na Região Sul do país uma massa de ar seco e frio atua inibindo a formação de nuvens.

A frente fria atuando no Sudeste favorece o desenvolvimento de áreas de instabilidade no norte e noroeste do Estado. Na faixa sul, uma massa de ar seco aos poucos predomina dificultando a formação de nuvens de chuvas. No leste paulista, os ventos úmidos soprando do mar favorecem a ocorrência de chuvas isoladas a tarde, com potencial para chuviscos à noite. Os ventos variando entre os quadrantes sul e sudeste mantém as temperaturas amenas na maior parte das regiões.

Previsão para os próximos dias:

Quarta-feira, dia 19
Na quarta-feira uma massa de ar mais seco passa a atuar, especialmente entre o centro e o oeste paulista. Em conseqüência disso, o sol predomina desde cedo na maior parte das regiões. À tarde são esperadas chuvas isoladas, especialmente no norte/noroeste do Estado. No litoral o tempo fica chuvoso, com chuvas de intensidade variando entre fraca a moderada no decorrer do dia. As temperaturas entram em ligeira elevação.

Quinta-feira, dia 20
Nebulosidade variável, intercalada por períodos de sol em todo o Estado. No período da tarde, a instabilidade aumenta e provoca tempestades típicas de verão em todo o Estado. Essas chuvas ocorrem de forma isolada e são acompanhadas de raios, trovoadas e rajadas de ventos.

Sexta-feira, dia 21
Uma nova frente fria avança rapidamente pela Região Sul do país desde a madrugada. Entre o final da manhã e início da tarde esse sistema atinge o Estado e provoca chuvas generalizadas em todas as regiões. Tais chuvas são acompanhadas de raios, trovoadas e fortes rajadas de ventos isoladas.

Sábado, dia 22
A frente fria atua ao norte do Estado, mas ainda deixa o tempo instável sujeito a chuvas na maior parte das regiões. Os ventos passam a soprar do quadrante sudeste organizando muita nebulosidade, especialmente na metade leste do Estado. Além disso, esses ventos não permitem elevações bruscas nas temperaturas.

Meteorologista: Estael Elisabete Kems Sias
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Centro de Gerenciamento de Emergências

(RK)