Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

sex, 07/03/2003 - 15h05 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado


Análise do tempo atual
Nesta tarde o calor gera áreas de instabilidade, especialmente na metade leste do Estado, às quais provocam pancadas de chuvas. Nas demais regiões do Estado, são esperadas tempestades típicas de verão. Essas chuvas são acompanhadas de raios, trovoadas e fortes rajadas de ventos isolados, com probabilidade de queda de granizo. Entre a noite de sexta e madrugada de sábado, o tempo fica chuvoso, especialmente entre a região de Sorocaba e o Vale do Ribeira. Para as demais regiões, a previsão é de chuvas isoladas.

Áreas de instabilidade atuam desde a Região Sul do Brasil até o Estado de São Paulo deixando a nebulosidade variável nessas áreas. No Brasil Central, uma massa de ar quente favorece o predomínio de sol. O calor e a umidade favorecem a ocorrência de pancadas de chuvas isoladas, típicas de verão.

Previsão para os próximos dias:

Sábado, dia 8
O final de semana começa com tempo instável, sujeito a chuvas, entre as regiões de Sorocaba e Vale do Ribeira. Nas demais áreas, o sol aparece entre variação de nuvens. Para o período da tarde, a previsão é de chuvas fortes, especialmente entre o centro e o leste do Estado. Essas chuvas são acompanhadas de raios e fortes rajadas de ventos. Durante a noite ainda há potencial para chuvas fortes, especialmente nas regiões de Bauru, Araraquara, Campinas e norte de Sorocaba. Nas demais áreas, ocorrem chuvas moderadas na forma de pancadas.

Domingo, dia 9
O domingo começa com chuvas na parte central e no noroeste do Estado. Nas demais áreas, a nebulosidade fica variável com períodos de sol. A partir da tarde, retornam as condições típicas de verão e o calor gera células de chuvas moderadas, com núcleos fortes em todo o Estado.

Segunda-feira, dia 10
A nebulosidade fica variável desde cedo em todas as áreas, com possibilidade de chuvas no sul do Estado. No decorrer do dia, são esperadas pancadas de típicas de verão em todas regiões, onde as chuvas mais intensas se concentram no sul e leste do Estado.

Terça-feira, dia 11
Uma nova frente fria atinge o sul do país e avança rapidamente em direção ao estado de São Paulo. Dessa forma, o dia começa com sol e tempo abafado e a partir da tarde as nuvens aumentam com previsão de chuvas para todo o Estado.

Meteorologista: Estael Elisabete Kems Sias
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Centro de Gerenciamento de Emergências

(RK)