Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

qui, 27/02/2003 - 14h02 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado


Análise do tempo atual
O sol e os ventos quentes que sopram do quadrante norte são responsáveis pela rápida elevação das temperaturas em todo o Estado. Nesta tarde a nebulosidade aumenta devido ao calor, porém são mínimas as condições para ocorrência de chuvas, exceto no extremo oeste, onde ocorrem chuvas em forma de pancadas rápidas e isoladas. O tempo quente e seco é desfavorável à dispersão de poluentes, implicando na piora da qualidade do ar.

Uma massa de ar quente e seco que atua sobre o Estado de São Paulo é responsável pelos últimos dias de tempo estável. Até segunda-feira as condições do tempo não sofrem significativas mudanças. Apenas na terça-feira retornam as chuvas em forma de pancadas, porém as temperaturas ainda continuam elevadas.

Previsão para os próximos dias:

  • Sexta-feira, dia 28
    O predomínio de sol mantém as temperaturas elevadas em todas as regiões. No decorrer da tarde a nebulosidade aumenta, mas a atmosfera se encontra muito seca, o que desfavorece as precipitações. A qualidade do ar continua baixa, também devido à falta de ventos que dispersem os poluentes.

  • Sábado, dia 1º
    Nesse sábado de Carnaval o tempo continua estável em todo o Estado. No decorrer do dia o sol e o calor predominam em todas as regiões. Podem ocorrer pancadas muito rápidas em pontos isolados do Estado devido ao forte aquecimento diurno.

  • Domingo, dia 2
    O dia começa com predomínio de sol e calor em todas as regiões do Estado. Com o rápido aquecimento diurno a nebulosidade aumenta e gera nuvens de chuvas, que são de rápida duração e ocorrem em pontos muito isolados do Estado, principalmente no extremo oeste.

  • Segunda-feira, dia 3
    Sol e calor no decorrer do dia. Na parte da tarde deslocam-se áreas de instabilidade pelo Estado, a partir do interior. Dessa forma, ocorrem chuvas em forma de pancadas rápidas e isoladas em algumas localidades, especialmente na metade oeste do Estado.

    Meteorologista: Cristiane Xavier de Oliveira
    Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior

    Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
    Centro de Gerenciamento de Emergências

    (RK)