Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

seg, 17/02/2003 - 12h06 | Do Portal do Governo

Do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil


Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Análise do tempo atual
Uma frente fria atua sobre o Estado de São Paulo ocasionando chuvas em todas as regiões. As temperaturas ficam agradáveis no decorrer do dia devido à cobertura de nuvens. Na parte da tarde e noite as chuvas com maiores intensidades se concentram na metade norte do Estado. As áreas de instabilidade associadas à frente fria também deixam o tempo instável no Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e parte do Rio de Janeiro. Muitas nuvens cobrem todo o Brasil Central e se estendem até o litoral norte do Nordeste. Tempo mais estável apenas no extremo Sul do Brasil, devido à atuação de uma massa de ar seco.

Previsão para os próximos dias:

Terça-feira, dia 18
Áreas de instabilidade se deslocam desde cedo pelo norte e leste do Estado, ocasionando chuvas nessas regiões. Entre o final da manhã e início da tarde as chuvas cessam, mas no período da tarde as chuvas retornam em formas de pancadas. As temperaturas ficam agradáveis no decorrer do dia. Os termômetros não ultrapassam a marca máxima de 25ºC na Capital e 26ºC na Baixada Santista.

Quarta-feira, dia 19
Na parte da manhã a nebulosidade fica variável. Na metade sul do Estado o sol aparece na parte da tarde e nas demais regiões a nebulosidade predomina. As temperaturas se elevam devido aos ventos quentes provenientes do quadrante norte. Entre o final de tarde e início da noite há previsão de chuvas fortes em forma de pancadas em todo o Estado.

Quinta-feira, dia 20
Uma nova frente fria atinge o território paulista. Na madrugada já há condição de chuvas e a manhã começa com chuvas na maior parte do Estado, especialmente na faixa sul. No decorrer do dia, o deslocamento do sistema frontal deixa o tempo instável e com chuvas em todas as regiões. As temperaturas ficam agradáveis.

Sexta-feira, dia 21
A frente fria se propaga pelo norte paulista, ocasionando chuvas nessas regiões. Os ventos que passam a soprar do quadrante sul trazem ar frio e úmido do oceano, causando declínio das temperaturas, principalmente nas regiões situadas no sul e leste do Estado de São Paulo.

Meteorologista: Cristiane Xavier de Oliveira
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Centro de Gerenciamento de Emergências

(RK)