Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

qua, 12/02/2003 - 14h37 | Do Portal do Governo

Do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil


Análise do tempo atual
Não são esperadas mudanças significativas no tempo no decorrer desta quarta-feira. Predominam o sol e o calor em todas as áreas, com aumento de nuvens e pancadas de chuvas no final do dia. Essas chuvas são típicas de verão, de curta duração com intensidade moderada e alguns núcleos isolados de chuva forte. Alem disso, são acompanhadas de raios, trovoadas e fortes rajadas de ventos isoladas. Na parte da noite, há previsão de chuvas no inicio do período, diminuindo gradativamente até a madrugada.

Áreas de instabilidade associadas com a passagem de uma frente fria deixam muitas nuvens desde o Rio Grande do Sul até Goiás. Uma massa de ar mais seco impede a formação de nuvens sobre Minas Gerais e Espírito Santo. Um centro de baixa pressão deixa o tempo nublado na Bahia. Muitas nuvens também sobre o Norte e Centro-Oeste do Brasil.

Previsão para os próximos dias:

Quinta-feira, dia 13
Áreas de instabilidade se deslocam desde manhã pelo sul do Estado fazendo com que a nebulosidade predomine nessas regiões. No decorrer do dia as temperaturas se elevam rapidamente devido aos ventos quentes provenientes do quadrante norte, e na parte da tarde as pancadas de chuva retornam em pontos isolados do Estado. As chuvas com maior intensidade se concentram nas regiões da faixa sul e oeste do Estado.

Sexta-feira, dia 14
Áreas de instabilidade se deslocam pelo Estado paulista desde cedo. Dessa forma, o dia já começa com predomínio de nuvens em todas as regiões, além de chuvas fracas nas faixas oeste e sul. No decorrer do dia as temperaturas se elevam, causando tempo abafado. Na parte da tarde as chuvas atingem todo o Estado com maior intensidade, especialmente na metade sul.

Sábado, dia 15
O final de semana começa com tempo fechado na metade sul paulista, principalmente no Vale do Ribeira, devido à propagação de uma frente fria. No decorrer do dia as temperaturas sobem devido aos ventos quentes que sopram do norte. Na parte da tarde há previsão de chuvas fortes, em especial nas regiões das faixas sul e leste do Estado de São Paulo.

Domingo, dia 16
A frente fria mantém o tempo instável, com muita nebulosidade e chuvas fortes principalmente no norte e leste do Estado de São Paulo.

Meteorologista: Cristiane Xavier de Oliveira
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Centro de Gerenciamento de Emergências

(RK)