Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

qui, 30/01/2003 - 15h20 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Condição atual e tendência do tempo
No decorrer desta tarde, a umidade e o calor proveniente da Amazônia atuando entre Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo geram áreas de instabilidade que a princípio atuam no oeste, centro e norte do Estado e aos poucos se deslocam pelo Estado atingindo a Grande São Paulo e litoral. Em conseqüência disso, são previstas chuvas moderadas a fortes acompanhadas de raios, trovoadas e fortes rajadas de ventos em todas as regiões. No início da noite, ainda há potencial para chuvas intensas, as quais perdem força gradativamente, até a madrugada.

A imagem de satélite mostra a frente fria estacionária atuando no oceano na altura do Sudeste. Entre Minas Gerais e o centro-norte de São Paulo muitas nuvens cobrem o céu, com registro de chuvas fracas a moderadas nessas áreas. No Sul do País uma massa de ar seco e quente inibe a formação de nuvens. A partir de sábado passam a predominar as condições típicas de verão, reduzindo os riscos de chuvas de longa duração.

Previsão para os próximos dias:

Sexta-feira, dia 31
O dia começa com tempo instável sujeito a chuvas fracas desde cedo. No período da tarde, as chuvas começam na forma de pancadas e no decorrer do período ocorrem de forma generalizada em todas as áreas. No período da noite, as chuvas diminuem gradativamente na maior parte das regiões, com previsão de chuvas mais intensas na faixa sul do Estado.

Sábado, dia 1º
O final de semana começa com predomínio de muita nebulosidade. No decorrer do dia, as nuvens diminuem e o sol predomina na maior parte das regiões. Na parte da tarde, ocorre o desenvolvimento de células de chuva isoladas, especialmente no sudoeste paulista e nas regiões de Bauru, Campinas, Grande São Paulo e Vale do Paraíba. As temperaturas ficam elevadas e as máximas devem ultrapassar os 30ºC na maior parte do Estado.

Domingo, dia 2
Manhã com variação de nuvens e períodos de sol na maior parte das regiões. No decorrer do dia, as nuvens se dissipam e o sol predomina em todas as áreas. O aquecimento diurno favorece a ocorrência de chuvas isoladas, com intensidade moderada. No período da noite, retornam as condições de estabilidade atmosférica, sem previsão de chuvas significativas.

Segunda-feira, dia 3
Na segunda-feira, predominam as condições de estabilidade atmosférica na maior parte das regiões. Dessa forma, predominam o sol e o calor em todas as áreas, com baixo potencial para chuvas.

Meteorologista: Estael Elisabete Kems Sias
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Centro de Gerenciamento de Emergências

(RK)