Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

ter, 07/01/2003 - 13h12 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Condição atual
A imagem de satélite indica que a frente fria permanece sobre a Região Sudeste, atuando agora em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde se concentram as chuvas. Em São Paulo ocorre maior quantidade de nuvens mas os períodos de sol favorecem a elevação das temperaturas. O sul do Brasil encontra-se sob influência de uma massa de ar seco que deixa o tempo aberto nesta manhã de terça-feira.

O norte de São Paulo permanece com o céu encoberto por nuvens, e no período da tarde desenvolvem–se áreas de instabilidade. Essas áreas favorecem a ocorrência de chuvas rápidas e isoladas nas regiões de São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Barretos. Os ventos que trazem ar úmido do mar causam aumento de nebulosidade ao longo da faixa litorânea no período da tarde, no entanto, são poucas as condições de chuva. As demais regiões de São Paulo permanecem com tempo estável e poucas nuvens.

Previsão para os próximos dias:

Quarta-feira, dia 8
Uma massa de ar mais seco passa a atuar em São Paulo, deixando a quarta-feira com sol na maior parte do Estado. Assim, as temperaturas sobem rápido no decorrer do dia. Apenas a faixa litorânea permanece com maior variação de nuvens, no entanto, sem previsão de chuva.

Quinta-feira, dia 9
Manhã ensolarada em todo o Estado. Os ventos que trazem ar quente do centro do País causam uma tarde com temperaturas elevadas em São Paulo. As chuvas típicas de verão retornam no período da tarde. São previstas pancadas de chuva com trovoadas, principalmente para o centro e norte paulistas.

Sexta-feira, dia 10
O sol volta a predominar, causando mais uma tarde com temperaturas elevadas em São Paulo. O tempo muda no fim do dia com a aproximação de uma frente fria. O intenso calor e a presença de umidade no ar geram áreas de instabilidade que provocam chuvas em forma de pancadas. Além de trovoadas, as chuvas podem vir acompanhadas de rajadas de vento e granizo em localidades isoladas.

Sábado, dia 11
Frente fria com fraca atividade desloca-se pelo Estado. Apesar da nebulosidade, o fim de semana fica com tempo abafado. As chuvas são esperadas principalmente para o período da tarde.

Meteorologista: Cássia Maria Leme Beu
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Centro de Gerenciamento de Emergências

R.K.