Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

sex, 13/12/2002 - 14h24 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Condição atual
A imagem de satélite mostra uma extensa faixa de nebulosidade sobre o oceano prolongando-se pelo interior do País e cobrindo parte das Regiões Sudeste e Centro-Oeste. Essas nuvens são geradas por uma frente fria que permanece na altura do Rio de Janeiro e áreas de instabilidade no Brasil Central, formadas pelo calor e alimentadas pela umidade da Amazônia. O sul do Brasil, a Argentina e o Paraguai encontram-se sob influência de uma massa de ar seco que deixa o tempo aberto.

Em São Paulo, observa-se maior quantidade de nuvens no norte e oeste do Estado, mas que não impede a elevação das temperaturas nesta sexta-feira. Com o calor, formam-se áreas de instabilidade que provocam chuvas em forma de pancadas no período da tarde. Chuvas com maior intensidade acompanhadas de trovoadas são esperadas para a divisa de São Paulo com Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em virtude do calor também há possibilidade de rajadas de vento. Para a faixa sul do Estado, que se estende da região de Presidente Prudente a Registro, são previstas apenas chuvas rápidas e isoladas.

Previsão para os próximos dias:

Sábado, dia 14
Dia ensolarado com mais uma tarde de temperaturas elevadas na maior parte de São Paulo. Apenas o norte do Estado permanece com maior nebulosidade em função de áreas de instabilidade que atuam em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Ainda pela manhã há condições de chuvas para as regiões de Franca e Barretos. As áreas de instabilidade intensificam-se com o calor e as chuvas em forma de pancadas voltam a atingir as demais regiões paulistas no período da tarde.

Domingo, dia 15
Muitas nuvens cobrem o Estado no domingo, mas apesar da nebulosidade o tempo fica abafado devido aos ventos quentes soprando do norte do País. A propagação de áreas de instabilidade favorece a ocorrência de pancadas de chuva a qualquer hora do dia.

Segunda-feira, dia 16
A semana ainda começa com muitas nuvens e chuva, principalmente na faixa norte do Estado. No decorrer do dia ocorrem períodos de melhoria e a nebulosidade diminui.

Terça-feira, dia 17
Na terça-feira diminuem as condições de chuva no Estado. Períodos mais longos de sol mantêm as temperaturas em elevação.

Meteorologista: Cássia Maria Leme Beu
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Centro de Gerenciamento de Emergências

R.K.