Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico é elaborado pela Defesa Civil do Estado

sex, 06/12/2002 - 16h45 | Do Portal do Governo

Análise do tempo atual:

As imagens de satélite ilustram uma extensa área de nuvens de chuvas cobrindo o céu gaúcho. No Estado de São Paulo, o sol predomina na maior parte das regiões. No sudoeste paulista os radares indicam pancadas de chuvas moderadas.
No final de semana a chegada de uma nova frente fria muda o tempo em São Paulo.

Previsão para os próximos dias

Sexta, dia 6: O calor favorece a formação de áreas de instabilidade no período da tarde, as quais são responsáveis pela ocorrência de chuvas na forma de pancadas na faixa que vai do centro ao leste paulista. Tais chuvas são acompanhadas de raios e fortes rajadas de ventos. O calor favorece a formação de granizo em pontos isolados. No interior há potencial para chuvas, porém de forma isolada. No período da noite, persiste as condições de chuva na metade leste do Estado.

Sábado, dia 7: A aproximação de uma frente fria pelo sul deixa o tempo abafado desde cedo em todas as regiões. Esse sistema gera áreas de instabilidade que chegam a São Paulo no final do dia. As chuvas atuam com mais força na faixa leste abrangendo as regiões de Registro, Grande São Paulo e Vale do Paraíba. Essas chuvas são típicas de verão, ou seja, acompanhadas de raios, trovoadas e fortes rajadas de ventos. Para o interior são esperadas chuvas de características isoladas.

Domingo, dia 8: A frente fria atinge o estado paulista ainda no período da manhã. Em conseqüência disso, áreas de instabilidade organizam chuvas, inicialmente no Vale do Ribeira se propagando pelas demais áreas do Estado. No decorrer do dia, a frente fria avança pelo Estado, com condições de chuvas generalizadas para à tarde e noite, quando a frente fria atinge o Estado.

Segunda, dia 9: A frente fria avança em direção Rio de Janeiro, porém, ainda o tempo instável sujeito a chuvas na metade norte do Estado, em especial as localidades que fazem fronteira com Minas Gerais e Rio de janeiro. Além disso, uma área de baixa pressão atuando no mar causa agitação marítima, principalmente na faixa entre Cananéia e Baixada Santista. O litoral fica com tempo fechado e chuvas fracas e persistentes.

Terça, dia 10: Na terça-feira o tempo não muda, e as condições de chuvas persistem para o norte paulista. Alem disso, a persistência dos ventos soprando de sudeste deixa o mar agitado em todo o litoral paulista. As temperaturas entram em elevação no interior e ficam em torno dos 28 na faixa leste.

Meteorologista: Estael Elisabete Kems Sias
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Centro de Gerenciamento de Emergências