Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

qui, 05/12/2002 - 14h27 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Condição atual
As áreas de instabilidade que causaram chuvas no interior paulista durante a madrugada enfraqueceram, restando ainda nebulosidade intercalada com períodos de sol no Estado de São Paulo. Na imagem de satélite observa-se que o sol predomina na maior parte do Brasil. A atuação de uma massa de ar quente mantém as temperaturas elevadas em todo o País.

Apesar das nuvens, as temperaturas encontram-se em elevação em função dos ventos que sopram de norte, trazendo ar quente para São Paulo. O calor e os elevados índices de umidade favorecem o desenvolvimento de áreas de instabilidade que no período da tarde voltam a causar chuvas em forma de pancadas isoladas. Essas chuvas vêm acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento, em função das altas temperaturas. Há condições de chuvas mais intensas nas regiões de Campinas (áreas serranas próximas ao sul de Minas Gerais), norte do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Ubatuba. No fim do dia volta a chover com intensidade moderada a fraca no Vale do Ribeira e litoral sul, podendo persistir até a próxima madrugada.

Previsão para os próximos dias:

Sexta-feira, dia 6
A nebulosidade dissipa-se e no decorrer da manhã dá lugar ao sol. A presença de uma massa de ar quente mantém as temperaturas elevadas na sexta-feira. Com o calor ocorre formação de áreas de instabilidade no período da tarde, que favorecem a ocorrência de chuvas em forma de pancadas junto à faixa leste do Estado, com potencial para a ocorrência de pontos de alagamento na Grande São Paulo. As áreas de instabilidade também provocam chuvas no interior paulista, porém de forma mais isolada no centro e oeste do Estado de São Paulo.

Sábado, dia 7
O fim de semana começa com sol e as temperaturas sobem rápido no Estado de São Paulo no período da manhã. Uma frente fria avança pelo sul do País e gera áreas de instabilidade que no fim do dia chegam a São Paulo. São previstas chuvas com trovoadas, principalmente para a faixa leste que abrange as regiões de Registro, Grande São Paulo e Vale do Paraíba. Para o interior são esperadas chuvas de caráter mais isolado.

Domingo, dia 8
A frente fria desloca-se em direção ao Estado de São Paulo, causando nebulosidade desde cedo. Apesar das nuvens, o dia começa com tempo abafado. Há condições de chuvas generalizadas para a tarde e noite, quando a frente fria atinge o Estado.

Segunda-feira, dia 9
A frente fria enfraquece, mas deixa áreas de instabilidade que no início da semana provocam chuvas na divisa de São Paulo com Minas Gerais e com o Rio de Janeiro. O litoral fica com tempo fechado e chuvas fracas e persistentes.

Meteorologista: Cássia Maria Leme Beu
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior
Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Centro de Gerenciamento de Emergências

R.K.