Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

qua, 04/12/2002 - 14h31 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Condição atual
Uma nova frente fria avança aos poucos no Rio Grande do Sul e causa chuvas e trovoadas no sudeste daquele estado. No decorrer do dia, tempestades de formação local se desenvolvem no leste paulista e são responsáveis por pancadas de chuvas moderadas, com núcleos isolados de chuvas fortes. No Interior, áreas de instabilidade se desenvolvem no período da tarde e aos poucos se deslocam para leste, atingindo à noite a Grande São Paulo, Vale do Paraíba, com potencial para alagamentos. Tais chuvas são acompanhadas de raios, trovoadas e fortes rajadas de ventos. Há probabilidade de queda de granizo em pontos isolados. As temperaturas superam os 30ºC no interior paulista e sofrem ligeira elevação nas demais áreas.

Previsão para os próximos dias:

Quinta-feira, dia 5
A quinta-feira começa com variação de nebulosidade e com chuvas em dissipação na faixa norte/nordeste do Estado. No final da manhã, o sol retorna a todas as regiões do Estado. Em conseqüência disso, novas áreas de chuvas se organizam no período da tarde, ocorrendo pancadas de chuvas na maior parte do Estado. Tais chuvas variam de intensidade moderada a forte e são acompanhadas de raios, trovadas e rajadas de ventos moderadas a fortes. No período da noite, persistem as condições de pancadas de chuvas na metade norte do Estado. As temperaturas ficam elevadas no Interior e em torno dos 30ºC na faix leste.

Sexta-feira, dia 6
O dia começa com predomínio de sol e tempo abafado em todas as áreas. No decorrer do dia, os ventos úmidos e quentes soprando da Amazônia organizam áreas de instabilidade, que atuam inicialmente no oeste/noroeste paulista. No decorrer da tarde, tais ventos propagam essas áreas em direção ao leste paulista. No período da noite, novas áreas se desenvolvem em todo o Estado devido à persistência desses ventos. Essas chuvas são acompanhadas de raios, trovoadas e rajadas de ventos moderadas a fortes. O calor favorece a formação de granizo em pontos isolados.

Sábado, dia 7
Uma frente fria atua no Rio Grande do sul desde as primeiras horas do dia. Dessa forma, o dia começa com tempo abafado em todas as áreas. No período da tarde, ocorrem chuvas na forma de pancadas acompanhadas de raios e fortes rajadas de ventos. No decorrer da noite, com a chegada da frente fria, as chuvas ocorrem de forma generalizada no Estado de São Paulo.

Domingo, dia 8
Com a presença da frente fria o domingo começa com tempo instável sujeito a chuvas, especialmente no leste paulista. O deslocamento desse sistema em direção ao Rio de Janeiro causa gradativa diminuição das chuvas no Estado, com exceção do litoral norte, onde são previstas chuvas fracas de longa duração.

Meteorologista: Estael Elisabete Kems Sias
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior
Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Centro de Gerenciamento de Emergências

R.K.