Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

ter, 03/12/2002 - 15h05 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Condição atual
A imagem de satélite mostra uma frente fria com fraca atividade afastada do continente na altura do Rio de Janeiro. As áreas de instabilidade geradas por esse sistema deixam nebulosidade sobre São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Ao norte, predomina uma massa de ar seca e a terça-feira fica com tempo aberto na Região Nordeste, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Tocantins.

A frente fria na costa do Rio de Janeiro gera áreas de instabilidade e nebulosidade que cobre boa parte de São Paulo. Na região de São José do Rio Preto ocorrem aberturas de sol e as temperaturas sobem rápido. No período da tarde volta a chover a partir do norte e oeste do Estado em função de áreas de instabilidade que se formam em Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Essas áreas de instabilidade favorecem a ocorrência de pancadas de chuva na faixa que se estende do Vale do Paraíba à região de São José do Rio Preto e também no oeste, abrangendo as regiões de Araçatuba e Presidente Prudente. No litoral paulista persistem as condições de chuva fraca à tarde e à noite. Na Grande São Paulo ocorrem chuviscos e neblina no fim do dia.

Previsão para os próximos dias:

Quarta-feira, dia 4
Madrugada com chuva fraca na faixa leste do Estado que se estende do Vale do Ribeira ao Vale do Paraíba e inclui a região de Sorocaba. No decorrer da manhã essa nebulosidade dissipa-se e o sol aparece. No litoral, a chuva diminui, mas o tempo continua fechado. Uma área de instabilidade avança a partir do Mato Grosso do Sul provocando chuvas nas regiões de São José do Rio Preto, Araçatuba e Presidente Prudente ainda pela manhã. As áreas de chuva deslocam-se para o centro do Estado, onde favorecem a ocorrência de chuvas, trovoadas e ventos fortes. As chuvas mais intensas são previstas para as regiões de Bauru, Marília, Araraquara e Campinas.

Quinta-feira, dia 5
O norte e leste do Estado de São Paulo permanecem sob influência de uma área de instabilidade. O dia fica com muitas nuvens e condições de chuva, intercalada com períodos de melhoria, nas regiões de Registro, Sorocaba, Campinas, São José dos Campos, Grande São Paulo e litoral. O sol aparece no centro e oeste do Estado e as temperaturas sobem. No fim do dia ocorrem chuvas rápidas em Presidente Prudente, Marília e Araçatuba.

Sexta-feira, dia 6
O sol predomina desde cedo e causa uma tarde com temperaturas elevadas. Há previsão de pancadas de chuva para o sul do Estado.

Sábado, dia 7
Uma frente fria atua no Estado deixando o tempo fechado. A nebulosidade e as chuvas amenizam o calor no fim do dia.

Meteorologista: Cássia Maria Leme Beu
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior
Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Centro de Gerenciamento de Emergências

R.K.