Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

seg, 02/12/2002 - 16h09 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Análise do tempo atual
Uma extensa área de instabilidade cobre parte da Região Sul do país se estendendo até o Estado de São Paulo. Em conseqüência disso, pancadas de chuvas ocorrem na metade sul e faixa leste do estado paulista.

No decorrer do dia, a instabilidade atmosférica aumenta e organiza tempestades de formação local em praticamente todo o Estado de São Paulo. No período da noite, as chuvas ganham força e se concentram na metade leste do Estado, deixando elevado o potencial para alagamentos e transbordamentos de córregos.Tais chuvas são acompanhadas de raios, trovoadas e fortes rajadas de ventos. Há probabilidade de queda de granizo em pontos isolados.

Previsão para os próximos dias:

Terça-feira, dia 3: A terça-feira começa com tempo fechado na metade leste do Estado, com condições de chuvas isoladas. Nas demais áreas o tempo permanece instável, porém com gradativa melhora ainda no período da manhã. No período da tarde, retornam as condições de chuvas na forma de pancadas, especialmente na faixa que vai do Vale do Ribeira ao Vale do Paraíba. Os modelos numéricos de tempo indicam que as chuvas mais intensas se concentram no Vale do Paraíba e litoral norte. Nas demais áreas, ocorrem variação de nuvens, com potencial reduzido de chuvas. As temperaturas máximas sofrem ligeiro declínio.

Quarta-feira, dia 4:: O dia começa com tempo nublado e períodos de sol no interior. Na faixa leste, o dia começa com tempo encoberto e chuvoso, especialmente na faixa que vai de Bertioga ao Vale do Ribeira. No decorrer do dia, áreas de instabilidade se desenvolvem no Paraná e atingem inicialmente a faixa sul do estado paulista causando chuvas na forma de pancadas. No período da noite, chove de forma generalizada em todas as áreas.

Quinta-feira, dia 5: O dia começa com tempo abafado e variação de nuvens em todas as áreas. No período da tarde, os ventos úmidos e quentes provenientes da Amazônia organizam áreas de instabilidade no noroeste paulista. No decorrer do dia, essas áreas se deslocam pelo Estado deixando o tempo instável sujeito a chuvas em todas as regiões. As temperaturas ficam elevadas.

Sexta-feira, dia 6: A sexta-feira fica chuvosa desde cedo em todas as áreas. Os modelos numéricos de previsão de tempo indicam que as chuvas mais intensas se concentram na metade leste do Estado.

Meteorologista: Eliane Gonçalves Larroza
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Centro de Gerenciamento de Emergências