Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

sex, 29/11/2002 - 14h11 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Tempo atual
A imagem de satélite mostra uma frente fria com fraca atividade na costa da Região Sul. Áreas de instabilidade que se formaram durante a noite ainda causam chuvas desde o noroeste do Rio Grande do Sul até o oeste do Paraná. Nuvens também cobrem o sudoeste do Mato Grosso e norte do Mato Grosso do Sul nesta manhã de sexta-feira. Nas Regiões Norte, Nordeste e Sudeste, o sol brilha desde cedo e as temperaturas sobem rápido em função de uma massa de ar quente que está sobre o Brasil.

O ar quente causa mais um dia típico de verão em São Paulo. Depois de uma madrugada abafada, as temperaturas sobem rapidamente. As áreas de instabilidade que atuam no Paraná ganham força e avançam em direção a São Paulo no decorrer da tarde. Os modelos de previsão do tempo indicam maior volume de chuva para o oeste e sul do Estado, nas regiões de Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Sorocaba e Registro, com início das chuvas à tarde, podendo estender-se pela noite. As chuvas também atingem as demais regiões paulistas no período da tarde e em virtude do forte calor vêm acompanhadas de trovoadas, rajadas de vento e, eventualmente, granizo. Para o extremo norte do Estado são previstas chuvas com caráter mais isolado.

Previsão para os próximos dias:

Sábado, dia 30
As áreas de instabilidade enfraquecem durante a madrugada e o sol volta a predominar no período da manhã, causando mais um dia de calor em todo o Estado. Novas chuvas são previstas para o período da tarde e noite. As chuvas são provenientes de instabilidades que atingem primeiramente o Paraná e em seguida deslocam-se para São Paulo. Assim, a faixa sul do Estado, entre as regiões de Presidente Prudente e Registro e que inclui o sul de Sorocaba, fica sujeita a chuvas mais intensas. A tendência de chuvas sobre o norte do Paraná nos próximos dias requer monitoramento do nível dos rios da Bacia do Rio Ribeira de Iguape até meados da próxima semana. O centro e norte do Estado de São Paulo continuam com condições de pancadas de chuva e trovoadas no fim do dia.

Domingo, dia 1º
Domingo bem característico do mês de dezembro. A presença de uma massa de ar quente causa uma madrugada abafada e, com o sol, as temperaturas sobem rápido. No período da tarde volta a chover no centro e sul do Estado.

Segunda-feira, dia 2
A semana começa com calor e continuam as condições de pancadas de chuva durante a tarde e noite.

Terça-feira, dia 3
A passagem de uma frente fria causa chuvas generalizadas no Estado durante o dia.

Meteorologista: Cássia Maria Leme Beu
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior
Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Centro de Gerenciamento de Emergências

R.K.