Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

qua, 27/11/2002 - 14h44 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Análise do tempo atual
A imagem de satélite mostra uma frente fria que atua no Oceano Atlântico, na altura do litoral dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, se estendendo ao sul de Minas Gerais. Dessa forma, a proximidade deste sistema ao estado de São Paulo ainda deixa muita nebulosidade na maioria das regiões. Áreas de instabilidade se formam nas regiões de Barretos, Araçatuba, São José do Rio Preto e Marília, provocando pancadas de chuvas fraca de forma isolada nessas áreas. O sol aparece no litoral, Capital e centro do Estado.

Durante o dia, o tempo permanece nublado nas regiões paulistas próximas à divisa com Minas Gerais. Nas demais áreas, a nebulosidade se dispersa dando lugar ao sol. No decorrer da tarde, o calor e o alto teor de umidade na atmosfera favorecem o aumento de nuvens, e conseqüentemente pancadas de chuva na maior parte do Estado. As chuvas mais significativas são esperadas para as regiões que se estendem de Ribeirão Preto ao Vale do Paraíba. No litoral, além das chuvas isoladas, as altas temperaturas favorecem a ocorrência de fortes rajadas de vento no período da tarde. Na Capital, as chuvas ocorrem entre o fim do dia e o início da noite. As chuvas no Estado variam de intensidade moderada a forte, e são acompanhadas de raios, trovoadas e rajadas de vento. No Interior, o calor favorece a formação de granizo em pontos isolados.

Previsão para os próximos dias:

Quinta-feira, dia 28
Ainda pela madrugada e início da manhã novas áreas de chuva se formam no norte e noroeste do estado de São Paulo, regiões de São José do Rio Preto a Ribeirão Preto. No restante do Estado, os ventos que sopram de norte favorecem o predomínio do sol desde cedo e a elevação das temperaturas. No decorrer da tarde, com a aproximação de uma nova frente fria que atua no estado do Paraná, a nebulosidade aumenta na faixa compreendida entre Presidente Prudente até Registro, provocando pancadas de chuvas e trovoadas, além de deixar o tempo abafado em todo o Estado. Essas áreas de chuva se propagam pelo Interior. Entre o final do dia e início da noite, as chuvas ocorrem em forma de pancadas na Capital, enquanto que no litoral ocorrem de forma rápida e isolada. No período da noite, a frente fria atinge o extremo sul do Estado na altura do litoral, provocando chuva na região de Registro.

Sexta-feira, dia 29
A frente fria enfraquece, mas ainda atua no litoral sul do Estado, mantendo o tempo encoberto na faixa que se estende de Presidente Prudente a Registro, com condições de chuva pela manhã no oeste do Estado. Essas áreas de chuva se propagam pelas demais regiões no decorrer da tarde e a noite. As condições de chuvas são menores nas áreas fronteiriças ao estado mineiro.

Sábado, dia 30
A frente fria perde força no oceano e, dessa forma, o sol aparece desde cedo no Estado, provocando elevação das temperaturas. No final do dia voltam as condições de pancadas isoladas no Estado.

Domingo, dia 1º
O tempo não muda no domingo. Predomínio de sol e calor em todas as regiões, com chuvas isoladas no final do dia.

Meteorologista: Eliane Gonçalves Larroza
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Centro de Gerenciamento de Emergências

R.K.