Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

ter, 26/11/2002 - 14h11 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Análise do tempo atual
A imagem de satélite desta terça-feira mostra uma frente fria deslocando-se em direção ao Estado de São Paulo. As áreas de instabilidade que se formaram durante a noite ainda causam chuvas na divisa de São Paulo com Minas Gerais. Mais ao sul, o tempo segue nublado, mas novas áreas de chuva avançam a partir do Paraná em direção ao sul das regiões de Marília e Bauru.

As chuvas deslocam-se para Minas Gerais e ainda pela manhã ocorrem períodos de melhoria na faixa norte do Estado de São Paulo, no entanto, o tempo permanece nublado. A frente fria avança pelo Estado de São Paulo, trazendo novas áreas de chuva e trovoada durante a tarde e a noite. Já no início da tarde, chuvas acompanhadas de trovoadas atingem o sul de São Paulo, abrangendo a faixa que se entende da região de Presidente Prudente até Registro. Essas áreas de instabilidade continuam se deslocando pelo Estado e até o fim do dia voltam a causar chuva nas demais regiões paulistas.

Previsão para os próximos dias:

Quarta-feira, dia 27
As áreas de instabilidade enfraquecem durante a madrugada e no decorrer da manhã ocorrem períodos de melhoria no norte do Estado de São Paulo. No entanto, a frente fria que permanece entre São Paulo e o Rio de Janeiro, mantém a nebulosidade na região que se estende do Vale do Paraíba até a região de São José do Rio Preto. À tarde, as áreas de instabilidade voltam a organizar pancadas de chuva entre Campinas e São José do Rio Preto e também na Serra da Mantiqueira. Na Grande São Paulo e no Vale do Ribeira a nebulosidade diminui e ocorrem aberturas de sol, mas no litoral o tempo permanece fechado, podendo ocorrer chuvas fracas na parte da tarde.

Quinta-feira, dia 28
Com o enfraquecimento da frente fria o sol volta a predominar em São Paulo. As temperaturas sobem rápido em função dos ventos que trazem ar quente do norte do país. O calor favorece o retorno das chuvas e trovoadas no período da tarde, atingindo principalmente as regiões de Araçatuba, Bauru e a área que se estende de São José do Rio Preto ao Vale do Paraíba.

Sexta-feira, dia 29
O Estado de São Paulo permanece sob influência de uma massa de ar quente que causa mais um dia com temperaturas elevadas. O sol predomina pela manhã e à tarde ocorrem chuvas rápidas e isoladas nas regiões de Araçatuba e Presidente Prudente.

Sábado, dia 30
O fim de semana começa com sol e calor em todo o Estado. São previstas chuvas isoladas apenas para a faixa sul do Estado.

Meteorologista: Cássia Maria Leme Beu
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior
Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Centro de Gerenciamento de Emergências

R.K.