Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

seg, 25/11/2002 - 14h20 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Análise do tempo atual
As áreas de instabilidade que causaram chuvas em São Paulo na última noite e nessa madrugada enfraqueceram, mas ainda deixam muitas nuvens que nessa manhã cobrem principalmente o sul do Estado, abrangendo as regiões de Registro e Sorocaba. Na imagem de satélite observa-se um sistema de baixa pressão atuando no Sul do Brasil e no Uruguai, onde a semana começa com temporais.

Apesar da nebulosidade que cobre o Estado, as temperaturas continuam em elevação nesta manhã. Isso porque os ventos que sopram do interior do país trazem ar quente para São Paulo. Com o calor e a formação de novas áreas de instabilidade volta a chover no período da tarde. As primeiras chuvas atingem inicialmente a faixa sul do Estado, área que se estende da região de Presidente Prudente até Registro. Nas horas seguintes, essas áreas de instabilidade avançam para norte, atingindo as demais localidades. As condições de chuva persistem durante a noite. Além de chuva também há condições de trovoadas e rajadas de vento.

Previsão para os próximos dias:

Terça-feira, dia 26
As áreas de instabilidade enfraquecem, mas ainda causam chuvas no centro e norte do Estado durante a madrugada. No período da manhã ocorrem aberturas de sol, o que contribui para a elevação das temperaturas. A aproximação de uma nova frente fria gera novas linhas de instabilidade. Áreas de chuva vindas do Paraná atingem São Paulo, deslocando-se para norte no decorrer da tarde e noite.

Quarta-feira, dia 27
A frente fria permanece na altura de São Paulo, mantendo o tempo instável na quarta-feira. No período da manhã ocorrem chuvas desde o litoral sul e Baixada Santista até a região de Presidente Prudente. A frente fria avança lentamente para norte, levando chuvas para o restante do Estado até o fim do dia. No oeste paulista a chuva diminui à noite, enquanto o litoral sul fica com chuva fraca.

Quinta-feira, dia 28
A frente fria enfraquece e afasta-se de São Paulo, deixando muita nebulosidade junto à faixa litorânea. Para o interior, a previsão é de sol e calor. No fim do dia ocorrem pancadas de chuva na divisa com o Estado do Paraná.

Sexta-feira, dia 29
A atuação de uma massa de ar quente mantém as temperaturas elevadas no Estado de São Paulo. O calor gera áreas de instabilidade que voltam a causar pancadas de chuva no período da tarde.

Meteorologista: Cássia Maria Leme Beu
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior
Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Centro de Gerenciamento de Emergências

R.K.