Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

qui, 21/11/2002 - 14h06 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Tempo atual
A imagem de satélite mostra uma grande área de nebulosidade sobre o Sul do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Essas nuvens são geradas por uma área de instabilidade que se formou ontem na Argentina e por uma frente fria com fraca atividade que se encontra entre os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Uma grande massa de ar quente e seco atua nas demais regiões do Brasil. Por isso, a quinta-feira começou com tempo aberto e temperaturas elevadas na maior parte do país.

O sol predomina pela manhã e as temperaturas sobem rápido em todo o Estado. Uma área de instabilidade que causou chuvas isoladas no norte da região de Franca perde força e dá lugar ao sol. A frente fria que atua no Sul do Brasil avança para a Região Sudeste e no período da tarde a nebulosidade começa a aumentar, a partir do sul do Estado de São Paulo. O encontro dessa frente fria com o tempo quente favorece a ocorrência de pancadas de chuva e rajadas de vento entre a tarde e a noite. Os ventos que passam a soprar de sul trazem ar mais frio e amenizam o calor no fim do dia no litoral, na Grande São Paulo e nas regiões de São José dos Campos e Registro.

Previsão para os próximos dias:

Sexta-feira, dia 22
A frente fria permanece fraca no norte do Estado de São Paulo. As áreas de instabilidade geradas por ela mantêm as condições de pancadas de chuva entre o norte de São Paulo e sul de Minas Gerais, na área que vai da região de São José do Rio Preto até Campinas. O litoral fica com chuva fraca ao longo do dia. Na Grande São Paulo, Vale do Paraíba e Vale do Ribeira, o dia permanece com maior quantidade de nuvens em função dos ventos que trazem umidade do mar. A elevada umidade favorece a formação de neblina nas primeiras horas do dia e chuvisco entre o final da tarde e noite.

Sábado, dia 23
A nebulosidade diminui no decorrer da manhã no leste do Estado e, com o sol, as temperaturas entram em elevação. No Interior, o dia começa com tempo aberto, mas a formação de uma área de instabilidade entre o norte de São Paulo e sul de Minas Gerais provoca pancadas de chuva, trovoadas e rajadas de vento entre as regiões de São José do Rio Preto e Campinas no período da tarde. No fim do dia essas áreas de instabilidade atingem a Grande São Paulo, Vale do Paraíba e litoral, porém, com menor intensidade.

Domingo, dia 24
Condições típicas de verão, com sol durante a manhã e pancadas de chuva no período da tarde. As temperaturas permanecem elevadas.

Segunda-feira, dia 25
Uma frente fria com fraca atividade desloca-se pelo oceano. Esse sistema origina áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva no sul e leste do Estado.

Meteorologista: Cássia Maria Leme Beu
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior
Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Centro de Gerenciamento de Emergências

R.K.