Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

qua, 20/11/2002 - 16h32 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Análise do tempo atual

Uma nova frente fria se organiza entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. No Sudeste Brasileiro, em particular no estado paulista o sol predomina favorecendo a elevação nas temperaturas.

No decorrer do dia, predominam as condições de estabilidade atmosférica, a qual inibe o desenvolvimento de nuvens de chuva na maior parte das regiões. Dessa forma, predomina o sol e o calor na maior parte do Estado. No extremo norte e oeste, o aquecimento diurno favorece a ocorrência de pancadas de chuvas rápidas e isoladas no final do dia. Tais chuvas são típicas de verão e, portanto acompanhadas de raios e rajadas de ventos moderadas.

Previsão para os próximos dias:

Quinta-feira, dia 21
A aproximação de uma nova frente fria deixa o tempo abafado desde cedo em todas as regiões. No período da tarde, a aproximação de tal sistema organiza áreas de instabilidade na metade sul do Estado. Tais áreas são responsáveis pela ocorrência de pancadas de chuvas, acompanhadas de raios, trovoadas e fortes rajadas de ventos. O aquecimento diurno favorece a formação de granizo em pontos isolados. No período da noite, o tempo fica instável sujeito a chuvas em todas as áreas.

Sexta-feira, dia 22
Ainda na madrugada a frente fria atinge o estado paulista pelo mar e organiza chuvas na forma de pancadas, principalmente, na metade leste do Estado. No decorrer do dia, a frente fria passa a atuar no Rio de Janeiro, porém ainda deixa o tempo fechado com condições de chuvas nas faixas leste e norte do Estado de São Paulo. Permanecem as condições de rajadas de ventos moderadas a fortes em pontos isolados. O predomínio de nuvens não permite elevações bruscas nas temperaturas máximas.

Sábado, dia 23
O final de semana começa com predomínio de nuvens no leste paulista e tempo aberto no interior. Ainda pela manhã o sol predomina em todas as áreas do Estado e causa gradativa elevação nas temperaturas. O aquecimento diurno é responsável pela ocorrência de chuvas rápidas e isoladas no final do dia na maior parte das regiões.

Domingo, dia 24
O domingo começa com sol e calor em todas as áreas do Estado. No período da tarde, o calor associado aos altos teores de umidade favorecem o desenvolvimento de células de chuvas responsáveis por pancadas de chuvas isoladas. Tais chuvas são acompanhadas de raios e rajadas de ventos.

Meteorologista: Cássia Maria Leme Beu
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Centro de Gerenciamento de Emergências