Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

ter, 19/11/2002 - 14h07 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Análise do tempo atual
Uma frente fria desloca-se pelo Sudeste e organiza nebulosidade entre os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. Em São Paulo, a terça-feira começou com chuvas nas regiões de São José do Rio Preto, Araçatuba e Presidente Prudente. Na Grande São Paulo e na região de Registro ocorrem aberturas de sol que favorecem a elevação das temperaturas.

À tarde, os períodos de sol favorecem a elevação das temperaturas e o calor organiza chuvas em forma de pancadas na maior parte do Estado. As chuvas com maior duração são esperadas para a faixa norte do Estado, entre as regiões de São José do Rio Preto e São José dos Campos, diminuindo no decorrer da noite. Nas demais regiões ocorrem chuvas rápidas. No litoral, a previsão é de pancadas de chuva à tarde e chuvas fracas à noite.

Previsão para os próximos dias:

Quarta-feira, dia 20
A frente fria enfraquece na altura do Rio de Janeiro, mas ainda deixa muita nebulosidade no Estado de São Paulo. O dia começa com chuva fraca no litoral paulista. A chuva diminui no período da tarde, mas o tempo continua nublado na faixa costeira. Na Grande São Paulo, no Vale do Paraíba e no Vale do Ribeira ocorrem aberturas de sol e o tempo fica abafado. Novas áreas de instabilidade que se formam no período da tarde voltam a causar pancadas de chuva na faixa norte do Estado, área que se estende da região de São José do Rio Preto até a região de Campinas.

Quinta-feira, dia 21
A nebulosidade diminui e o sol aparece nas primeiras horas da manhã. Com o predomínio de sol, as temperaturas sobem rápido. No fim do dia o tempo muda no sul do Estado devido à aproximação de uma nova frente fria. As áreas de instabilidade provocam aumento de nuvens, chuvas e trovoadas nas regiões de Presidente Prudente, Araçatuba, Marília, Bauru e sul da região de Sorocaba.

Sexta-feira, dia 22
O sol ainda aparece pela manhã e juntamente com os ventos que trazem ar quente do norte do País, favorece a elevação das temperaturas. A frente fria chega fraca, mas o contraste com o calor provoca chuvas em forma de pancadas e trovoadas no período da tarde na maior parte do Estado.

Sábado, dia 23
A frente fria enfraquecida permanece no oceano na altura do Estado de São Paulo. No período da manhã o sol aparece, elevando as temperaturas. A frente fria e o calor favorecem a ocorrência de chuvas em forma de pancadas no período da tarde.

Meteorologista: Cássia Maria Leme Beu
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior
Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Centro de Gerenciamento de Emergências

R.K.