Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

seg, 18/11/2002 - 13h21 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Análise do tempo atual
A massa de ar quente que atua no Estado de São Paulo causa um início de semana com sol e temperaturas elevadas. Na imagem de satélite observa-se também que o sol predomina nas Regiões Centro-Oeste, Nordeste e no Estado do Paraná. No Rio Grande do Sul, o dia começou com chuvas fortes em função de uma frente fria vinda da Argentina.

O sol predomina e as temperaturas sobem rapidamente nesta manhã de segunda-feira em todo o território paulista. As primeiras pancadas de chuva são previstas para o início da tarde em função de áreas de instabilidade geradas pelo calor. As condições de chuva persistem durante a noite em função de uma frente fria que se aproxima de São Paulo. As chuvas mais longas devem atingir o centro e sul do Estado, abrangendo as regiões de Presidente Prudente, Marília, Sorocaba, Registro, Bauru e a Grande São Paulo. Além de chuvas, também há condições de trovoadas e rajadas de vento.

Previsão para os próximos dias:

Terça-feira, dia 19
A frente fria propaga-se por São Paulo, deixando o tempo nublado na maior parte do Estado. As áreas de chuva que durante a madrugada permanecem no centro e sul do Estado avançam lentamente para norte. No decorrer da manhã as chuvas diminuem na faixa sul, na Grande São Paulo e na região de Bauru. São previstas chuvas e trovoadas para a área que se estende desde a região de São José do Rio Preto até o Vale do Paraíba e litoral norte no período da tarde. A nebulosidade e as chuvas amenizam o calor do início da semana.

Quarta-feira, dia 20
A frente fria desloca-se em direção ao Rio de Janeiro, mas ainda deixa muita nebulosidade no Estado de São Paulo. No litoral paulista, o dia começa com chuva fraca que diminui no período da tarde. Na Grande São Paulo, no Vale do Paraíba e no Vale do Ribeira ocorrem aberturas de sol e o tempo fica abafado. Novas áreas de instabilidade que se formam no período da tarde voltam a causar pancadas de chuva na faixa norte do Estado, área que se estende da região de São José do Rio Preto até a região de Campinas.

Quinta-feira, dia 21
O sol volta a predominar na manhã da quinta-feira e as temperaturas sobem rápido. No fim do dia o tempo muda no sul do Estado devido à aproximação de uma nova frente fria. As áreas de instabilidade provocam aumento de nuvens, chuvas e trovoadas nas regiões de Presidente Prudente, Araçatuba, Marília, Bauru e sul da região de Sorocaba.

Sexta-feira, dia 22
A frente fria chega fraca e o sol ainda aparece pela manhã, contribuindo para a elevação das temperaturas. Com o calor, a nebulosidade aumenta e provoca pancadas de chuva na maior parte do Estado.

Meteorologista: Cássia Maria Leme Beu
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior
Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Centro de Gerenciamento de Emergências

R.K.