Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

qua, 13/11/2002 - 13h45 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Tempo Atual
Mesmo enfraquecida, a frente fria que permanece na costa do Sudeste continua gerando instabilidades no interior do país. Na imagem de satélite observa-se uma banda de nebulosidade que se estende até o Mato Grosso, abrangendo os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Em São Paulo, o tempo permanece nublado e com temperaturas. As áreas de instabilidade que atuam nas regiões de Barretos, Franca e São José do Rio Preto deslocam-se para o centro e leste do Estado. No período da tarde, há previsão de chuvas com maior duração nas regiões de Bauru, Campinas, Sorocaba e Araraquara. Até o fim do dia, essas áreas de chuva atingem a Grande São Paulo, Vale do Paraíba, litoral e faixa sul do Estado. Nas regiões de Presidente Prudente, Marília, Registro e parte sul de Sorocaba, as chuvas devem persistir durante a noite e próxima madrugada.

Previsão para os próximos dias:

Quinta-feira, dia 14
Persistem as condições de chuva durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã, na área que abrange as regiões de São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Registro e sul da região de Sorocaba. No centro e norte do Estado de São Paulo ocorrem períodos de melhoria e as aberturas de sol favorecem a elevação das temperaturas. Entre a tarde e a noite retornam as condições de pancadas de chuva para as demais regiões.

Sexta-feira, dia 15
Ocorrem períodos de sol que, juntamente com ventos que trazem ar quente do norte do país, favorecem a elevação das temperaturas. O calor e a umidade presentes no ar geram áreas de instabilidade que voltam a causar pancadas de chuva entre a tarde e a noite. São previstas chuvas que atingem principalmente a faixa leste do Estado, área que abrange o Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, Grande São Paulo e litoral. O interior paulista tem ocorrência de chuvas isoladas.

Sábado, dia 16
No sábado, a nebulosidade diminui e o sol aparece na maior parte do Estado. A massa de ar quente que passa a atuar em São Paulo favorece a rápida elevação das temperaturas. Ainda há condições de chuvas rápidas e isoladas para o oeste e sul do Estado entre a tarde e a noite.

Domingo, dia 17
A massa de ar quente permanece no Estado, mantendo o tempo ensolarado e com poucas condições de chuva.

Meteorologista: Cássia Maria Leme Beu
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Centro de Gerenciamento de Emergências

(RK)