Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

ter, 12/11/2002 - 14h01 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Análise do tempo atual
A imagem de satélite mostra uma frente fria entre os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. As áreas de instabilidade associadas a esse sistema frontal organizam nebulosidade desde o leste de São Paulo até o Mato Grosso, abrangendo o sul de Minas Gerais e de Goiás. As chuvas que atingiram a Grande São Paulo nas primeiras horas da manhã deslocaram-se para o litoral norte paulista, atingindo a faixa entre Bertioga e Ubatuba. Tempo aberto no sul do País, devido à atuação de uma massa de ar seco vinda da Argentina.

As áreas de instabilidade deslocam-se para o oceano, mas o tempo fica fechado na Grande São Paulo. No litoral norte ocorrem períodos de melhoria no final da manhã. No período da tarde, a nebulosidade aumenta no litoral sul e Baixada Santista. Os ventos que sopram do mar levam umidade para a costa, favorecendo a ocorrência de chuvas fracas ao longo da faixa litorânea. Há previsão de chuvisco para o fim do dia no Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e Grande São Paulo. A formação de novas áreas de instabilidade no interior paulista volta a causar chuvas em forma de pancadas no norte e oeste do Estado entre a tarde e a noite.

Previsão para os próximos dias:

Quarta-feira, dia 13
A frente fria enfraquece e se afasta do Estado, mas a propagação de áreas de instabilidade deixa muita nebulosidade sobre São Paulo. Na madrugada, persistem as condições de pancadas de chuva na divisa de São Paulo com Minas Gerais, abrangendo as regiões de São José do Rio Preto, Barretos e Franca. Linhas de instabilidade vindas do Mato Grosso do Sul atingem o oeste de São Paulo provocando pancadas de chuva. Essas áreas de chuva deslocam-se pelo Estado atingindo o Vale do Ribeira, Bauru, Sorocaba e a Grande São Paulo no fim do dia.

Quinta-feira, dia 14
As áreas de instabilidade que atuam no leste do Estado mantêm as condições de chuva no Vale do Ribeira, Grande São Paulo e Baixada Santista nas primeiras horas do dia. No decorrer da manhã essas áreas de instabilidade deslocam-se para o oceano e a chuva diminui nessas regiões. O sol aparece e as temperaturas entram em elevação no interior. No fim do dia o calor da tarde favorece a ocorrência de pancadas de chuva nas regiões de Presidente Prudente, Araçatuba e Marília.

Sexta-feira, dia 15
Dia com predomínio de sol, resultando em uma tarde com temperaturas elevadas na maior parte do Estado. Há condições de pancadas de chuva rápida para a faixa sul do Estado que abrange as regiões de Marília, Sorocaba e Registro.

Sábado, dia 16
As temperaturas continuam elevadas durante o fim de semana. Persistem as condições de pancadas de chuva no período da tarde associadas ao calor.

Meteorologista: Cássia Maria Leme Beu
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior