Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

seg, 11/11/2002 - 12h10 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Análise do tempo atual
A frente fria que chegou ontem a São Paulo desloca-se em direção ao Rio de Janeiro. A imagem de satélite desta manhã mostra que esse sistema gera uma banda de nebulosidade que se estende desde São Paulo e Minas Gerais até o Mato Grosso. Na Argentina e no sul do Brasil o tempo abriu, em função de uma massa de ar seco e frio que provoca declínio das temperaturas. Na Região Nordeste e nos estados do Tocantins, Pará e Amapá, a semana começa com sol e calor.

No estado de São Paulo, a frente fria gera instabilidades que provocam pancadas de chuva com intensidade fraca a moderada entre as regiões de Presidente Prudente e Sorocaba. No decorrer da tarde essas áreas de instabilidade propagam-se para norte, levando chuvas moderadas a fortes para a área que se estende desde São José do Rio Preto até o Vale do Paraíba. Na Grande São Paulo e Baixada Santista ocorre aumento de nebulosidade no decorrer da tarde, o que favorece a ocorrência de chuvas e chuviscos. Os ventos passam a soprar de sul trazendo ar mais frio, o que provoca o declínio das temperaturas durante a noite.

Previsão para os próximos dias:

Terça-feira, dia 12
A frente fria desloca-se em direção ao Rio de Janeiro e a nebulosidade diminui no centro e sul do Estado de São Paulo. O sol aparece e o tempo fica abafado nas regiões de Presidente Prudente, Araçatuba, Bauru, Marília e Sorocaba. A faixa norte, região que faz divisa com Minas Gerais, permanece com maior quantidade de nuvens e a formação de áreas de instabilidade mantém as condições de chuva em forma de pancadas. Na Grande São Paulo e no litoral ocorrem aberturas de sol pela manhã, mas a nebulosidade aumenta no decorrer da tarde. Os ventos que transportam umidade do mar para o continente favorecem a ocorrência de chuviscos no fim do dia.

Quarta-feira, dia 13
A quarta-feira começa com temperaturas amenas na faixa leste do Estado em função dos ventos úmidos do mar. No decorrer da manhã o sol aparece, elevando as temperaturas. No interior, o sol predomina no período da manhã. O calor e a propagação de áreas de instabilidade favorecem a ocorrência de pancadas de chuva e trovoadas no norte do Estado entre a tarde e a noite.

Quinta-feira, dia 14
Manhã ensolarada e temperaturas em elevação na maior parte do Estado. O calor da tarde favorece a formação de áreas de instabilidade e chuvas em forma de pancada no fim do dia, principalmente no centro e norte do Estado. No litoral, ocorrem aberturas de sol no decorrer da manhã, mas a nebulosidade aumenta novamente no fim do dia.

Sexta-feira, dia 15
Sol e calor em todo o estado de São Paulo. Persistem as condições de chuva em forma de pancadas associadas ao calor da tarde.

Meteorologista: Cássia Maria Leme Beu
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior

R.K.