Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

qui, 07/11/2002 - 14h12 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Análise do tempo atual
A imagem de satélite mostra que a frente fria permanece na altura do Espírito Santo. Este sistema organiza-se com áreas de instabilidade pelo interior do País, gerando uma faixa de nebulosidade que se estende até o Amazonas, passando por Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. As linhas de instabilidade avançam até a Região Nordeste e também causam chuvas isoladas no interior da Bahia. A atuação de uma massa de ar mais seco deixa o tempo aberto no centro e sul do Brasil, onde a quinta-feira começou com temperaturas baixas. O sol também aparece no leste paulista, depois de três dias de chuva. No interior de São Paulo ocorrem rajadas de vento com intensidade em torno de 50 km/h.

Previsão para os próximos dias:

Quinta-feira, dia 7
A massa de ar frio que atingiu o Estado nesta semana causou uma manhã fria para essa época do ano. Na Capital paulista foram registradas temperaturas em torno de 13ºC nas primeiras horas do dia. As baixas temperaturas também atingiram o interior paulista. Em Presidente Prudente, a mínima foi de 15ºC. No decorrer da manhã e início da tarde o tempo permanece estável, com sol entre poucas nuvens na maior parte do Estado, o que favorece a elevação das temperaturas. O tempo muda novamente na faixa leste no período da tarde. Os ventos que trazem umidade do mar causam aumento de nuvens desde o Vale do Ribeira até o Vale do Paraíba, incluindo a Grande São Paulo, onde no fim do dia ocorrem chuviscos. Nas cidades litorâneas e ao longo da Serra do Mar volta a chover fraco no período da tarde, estendendo-se até a próxima madrugada.

Sexta-feira, dia 8
O dia começa com muitas nuvens na Grande São Paulo, Vale do Paraíba e Vale do Ribeira, mas o sol aparece ainda no período da manhã, favorecendo a elevação das temperaturas. Sol e temperaturas em elevação também no interior do Estado. No litoral, a sexta-feira começa com chuviscos que diminuem no decorrer da manhã. No entanto, o céu permanece com muitas nuvens ao longo do dia. Os elevados índices de umidade favorecem a formação de neblina nas estradas, principalmente nos trechos de serra, prejudicando a visibilidade.

Sábado, dia 9
A previsão é de um dia ensolarado, com variação de nuvens. A massa de ar frio perde força e as temperaturas entram em elevação em todo o Estado.

Domingo, dia 10
Sol e calor na maior parte do território paulista. Áreas de instabilidade associadas à aproximação de uma frente fria favorecem a ocorrência de chuvas em forma de pancadas no fim do dia.

Segunda-feira, dia 11
A frente fria avança pelo Estado, deixando o tempo fechado e com chuvas. Temperaturas em declínio no fim do dia.

Meteorologista: Cássia Maria Leme Beu
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior