Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

qui, 31/10/2002 - 13h18 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Análise do tempo atual
O período de seca dos últimos dias no Centro e Sudeste do Brasil, foi amenizado com a chegada da frente fria, que trouxe chuvas generalizadas para essas regiões. Este sistema já se encontra em Minas Gerais, próximo ao sul da Bahia. No entanto, em São Paulo ainda se observa muitas nuvens e alguma chuva isolada.

O dia começa com muitas nuvens cobrindo a maior parte do território paulista. No litoral, os ventos úmidos que sopram do oceano mantêm a quinta-feira com chuvas durante todo o dia e decorrer da noite. Esta circulação oceânica mantém a nebulosidade nas demais regiões da faixa leste, com condições de chuvas isoladas no decorrer da tarde. Nas regiões norte, nordeste e noroeste do Estado, ocorrem chuvas esparsas no decorrer do dia e à noite. Tais chuvas são acompanhadas de raios, trovoadas e rajadas de vento, com intensidade variando de fraca a moderada, com núcleos isolados de chuva forte. As temperaturas voltam a subir gradativamente no Interior. Nas demais regiões as temperaturas ficam amenas. A queda das temperaturas máximas no Estado ocorre devido à presença de nuvens sobre a região, além de uma massa de ar frio que perde força no litoral sul.

Previsão para os próximos dias:

Sexta-feira, dia 1º
Os ventos úmidos de oceano ainda persistem atuando na faixa leste do Estado. Assim, o alto teor de umidade e as baixas temperaturas contribuem para formação de nevoeiro nas regiões serranas e de vale, nas primeiras horas da manhã. No litoral não há previsão para melhora no tempo, o dia continua fechado e com condições de chuva fraca a chuvisco ao longo do dia. Já no interior, o sol volta a aparecer, o que contribui para a elevação das temperaturas no período da tarde, provocando pancadas de chuva isolada no norte do Estado. No final do dia há condições de formação de neblina nas rodovias de acesso ao litoral e regiões de serra, dificultando a visibilidade.

Sábado, dia 2
O fim de semana começa com nuvens na faixa leste paulista, mas o sol aparece ainda pela manhã elevando gradativamente as temperaturas. Já no litoral o tempo melhora com o enfraquecimento dos ventos de oceano, diminuindo as condições de chuvas na região. No interior, o predomínio de sol desde cedo favorece a formação de novas áreas de instabilidade, provocando pancadas de chuvas isoladas no final do dia.

Domingo, dia 3
Sol e calor em todas as regiões do estado paulista. A aproximação de uma nova frente fria deixa o tempo abafado em todas as regiões, favorecendo a pancadas de chuvas isoladas no final do dia, principalmente no interior.

Segunda-feira, dia 4
Voltam as condições de chuvas generalizadas em todo o estado de São Paulo no início da semana, devido à chegada de uma nova frente fria.

Meteorologista: Eliane Gonçalves Larroza
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior