Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

qua, 30/10/2002 - 14h11 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Análise do tempo atual
Tempo instável sujeito a chuvas em todo o Estado. A imagem de satélite mostra uma frente fria que está sobre São Paulo, associada às áreas de instabilidade na Região Centro-Oeste, organizando muita nebulosidade em todas regiões paulistas. Este sistema provoca chuvas em pontos isolados do Estado.

A frente fria organiza muita nebulosidade em todas as regiões, provocando chuvas isoladas mais ao norte do Estado, no período da manhã. No decorrer da tarde, este sistema se desloca pelo Estado em direção a Minas Gerais. Dessa forma, voltam as condições de chuvas generalizadas em todas as áreas. Tais chuvas são acompanhadas de raios, trovoadas e rajadas de vento em pontos isolados. Assim, aumenta o potencial para pontos de alagamento na Capital. À noite a intensidade das chuvas diminui na maior parte do Estado, sendo que serão mais significativas nas regiões fronteiriças com Minas Gerais e Rio de Janeiro. As temperaturas declinam, devido aos ventos que passam a soprar de sul, especialmente na faixa leste.

Previsão para os próximos dias:

Quinta-feira, dia 31
Áreas de baixa pressão que passam a atuar no Estado paulista deixam o tempo fechado em todas as regiões desde o início da manhã, com condições de chuvas, principalmente na faixa leste e noroeste. No decorrer do dia, os ventos úmidos que sopram do oceano mantêm o litoral encoberto e chuvoso. Já na Capital ocorrem chuviscos. No interior o sol aparece em algumas regiões. Assim, a elevação das temperaturas combinada com o alto teor de umidade provoca pancadas de chuva na faixa norte do Estado, na divisa com Minas Gerais. Nas demais regiões as temperaturas ficam amenas. À noite, as condições de chuva persistem no litoral.

Sexta-feira, dia 1º
Os ventos do mar ainda atuam na faixa leste do Estado. Dessa forma, ocorre formação de nevoeiro nas regiões serranas e de vales, dificultando a visibilidade nas primeiras horas da manhã. No decorrer do dia, a nebulosidade mantém as temperaturas baixas na faixa leste. No litoral o tempo não muda, persistindo as condições de chuvisco. Nas demais regiões o sol passa a atuar e as temperaturas entram em elevação. Ainda no período da tarde, ocorrem pancadas de chuva no norte e noroeste do Estado.

Sábado, dia 2
O fim de semana começa com nuvens na faixa leste do Estado de São Paulo. Ainda pela manhã, o sol aparece elevando as temperaturas. Já no litoral, o tempo permanece fechado e com chuvas. No interior o sol aparece desde cedo, provocando elevação rápida das temperaturas. No decorrer da tarde, novas áreas de instabilidade que se formam no norte do Estado favorecem a ocorrência de pancadas de chuvas isoladas.

Domingo, dia 3
O tempo muda no Estado. Os ventos passam a soprar de nordeste, contribuindo com a rápida elevação das temperaturas em todas as regiões. No litoral a nebulosidade diminui e o sol volta a aparecer no decorrer do dia. Retornam as condições de pancadas isoladas no final do dia em pontos isolados do Estado.

Meteorologista: Eliane Gonçalves Larroza
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior