Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

seg, 28/10/2002 - 14h19 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Análise do tempo atual
A semana começa com predomínio de sol e temperaturas agradáveis em todas as áreas devido à atuação de uma massa de ar tropical. Entre o Mato Grosso do Sul e a Argentina uma área de baixa pressão deixa o tempo instável sujeito a chuvas na região.

No decorrer do dia, os baixos valores de umidade dificultam a formação de nuvens de chuva. Dessa forma, o sol predomina na maior parte do Estado. Os ventos soprando de norte deixam as temperaturas elevadas em todas as regiões. No extremo sudoeste do Estado, áreas de instabilidades provenientes de Mato Grosso do Sul atingem a região e causam chuvas e trovoadas. No período da noite, instabilidades de formação local provocam pancadas de chuvas na faixa que vai de Franca ao noroeste de Campinas. Tais chuvas variam de intensidade moderada a forte, e são acompanhadas de raios e fortes rajadas de ventos.

Previsão para os próximos dias:

Terça-feira, dia 29
O dia começa com tempo abafado em todas as áreas devido à aproximação de uma frente fria. No período da tarde, os ventos quentes e úmidos soprando da Amazônia provocam o desenvolvimento de áreas de instabilidades responsáveis por pancadas de chuvas em todas as áreas do Estado. Tais chuvas são acompanhadas de raios, trovoadas e fortes rajadas de ventos. Há potencial para alagamentos. No período da noite, a frente fria chega ao Estado.

Quarta-feira, dia 30
Ainda na madrugada a chegada da frente fria provoca chuvas generalizadas em todas as áreas. Tais chuvas variam de intensidade entre moderada a forte. No decorrer do dia, a atuação desse sistema deixa o dia chuvoso em todo o Estado. Em virtude disso, o potencial de alagamentos e transbordamento de córregos fica elevado Persistem as condições de rajadas de ventos moderadas a fortes no decorrer do dia.

Quinta-feira, dia 31
A frente fria passa a atuar no Rio de Janeiro. No Estado de São Paulo, os ventos passam a soprar do mar e deixam o tempo fechado no leste paulista, com chuviscos e nevoeiros na faixa litorânea. Tais ventos provocam agitação marítima em toda a faixa litorânea, especialmente à tarde. No interior, o dia começa nublado, mas o sol aparece ainda pela manhã. No decorrer do dia, a persistência dos ventos soprando de sudeste deixa as condições de tempo variando entre nublado a encoberto na faixa leste, com condições de chuvas no litoral. As temperaturas sofrem ligeiro declínio.

Sexta-feira, dia 1º
O sol aparece desde cedo no interior causando rápida elevação nas temperaturas. Na metade leste do Estado, os altos valores de umidade ainda causam variação de nuvens, sem previsão de chuvas significativas. As temperaturas sofrem ligeira elevação.

Meteorologista: Estael Elisabete Kems Sias
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior