Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

qui, 24/10/2002 - 14h17 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Análise do tempo atual
A massa de ar frio que atuou no estado, nos últimos dias, perde força aos poucos e se desloca para o oceano. Dessa forma, as temperaturas voltam a subir gradativamente em todas as regiões, predominando o sol em grande parte das regiões paulistas. Mais ao sul do Brasil, uma nova frente fria atua provocando chuvas fortes no Rio Grande do Sul.

Os ventos que sopram de nordeste dispersam a nebulosidade na maior parte do estado de São Paulo, que volta a ter predomínio de sol, com elevação gradativa das temperaturas. No decorrer da tarde e noite, o calor favorece a formação de áreas de instabilidade e ocorrência de chuvas rápidas e isoladas no norte e leste do Estado. Essas chuvas deverão ser moderadas, com pontos isolados de chuvas fortes, acompanhadas de raios, trovoadas e fortes rajadas de ventos. As temperaturas máximas variam entre 26ºC a 30ºC na faixa leste, 23ºC na Serra da Mantiqueira, 26ºC nas regiões de Vale, e 31ºC a 38ºC no interior.

Previsão para os próximos dias:

Sexta-feira, dia 25
Áreas de instabilidade que se formam no Mato Grosso do Sul atingem o extremo oeste do estado de São Paulo, provocando chuvas desde cedo nessas regiões. No decorrer do dia, essa instabilidade avança pelo estado, abrangendo a faixa que vai de São José do Rio Preto a Registro, provocando pancadas de chuvas isoladas nas regiões. No final do dia e decorrer da noite, chegam novas áreas de instabilidade vindas do Paraná, que provocam chuvas fortes na faixa leste, principalmente na região de Registro e na Capital. Tais chuvas estão acompanhadas de raios, trovoadas e fortes rajadas de vento em pontos isolados. As temperaturas máximas não ultrapassam os 30ºC na faixa leste, enquanto no interior chegam a atingir os 35ºC em algumas regiões.

Sábado, dia 26
Logo cedo, a umidade do ar favorece a formação de nevoeiro na região do Vale do Ribeira. O final de semana começa com sol e calor no interior. Já na faixa leste e região de Sorocaba e Campinas, ocorre variação de nebulosidade, com temperaturas mais baixas. No final do dia, um sistema frontal passa a atuar no estado de São Paulo, deixando o tempo abafado, e provocando pancadas de chuvas em pontos isolados do Estado. Tais chuvas se caracterizam por serem moderadas com pontos isolados de núcleos fortes, acompanhadas de raios, trovoadas e fortes rajadas de ventos. O calor favorece a formação de granizo em pontos isolados. Ressalta-se que tais chuvas elevam o potencial para alagamentos, especialmente na Capital.

Domingo, dia 27
As temperaturas voltam a subir em todo o Estado. O dia fica abafado desde cedo em todas as áreas. No final do dia, ocorrem tempestades típicas de verão, caracterizadas por serem acompanhadas de raios, trovoadas e fortes rajadas de ventos. O potencial para formação de granizo em pontos isolados aumenta devido ao calor.

Segunda-feira, dia 28
O tempo muda no início da semana, devido à chegada de uma nova frente fria que provoca chuvas generalizadas em todo o Estado.

Meteorologista: Eliane Gonçalves Larroza
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior