Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

qua, 23/10/2002 - 13h18 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Análise do tempo atual
Tempo fechado e temperaturas amenas no leste paulista. Na faixa litorânea o alto teor de umidade provoca chuviscos. A frente fria atua no Espírito Santo deixando o tempo instável no leste da região.

No decorrer do dia, os ventos frios e úmidos soprando do mar causam predomínio de nebulosidade baixa, com condições de chuviscos na faixa leste. Nas demais áreas, o sol aparece entre nuvens, com condições de chuvas isoladas. As temperaturas ficam amenas na faixa leste e entram em gradativa elevação nas demais regiões. Tais condições de tempo favorecem a dispersão de poluentes causando melhora na qualidade do ar. A persistência dos ventos de sudeste causa agitação marítima, especialmente na faixa que vai de Peruíbe a Ubatuba.

Previsão para os próximos dias:

Quinta-feira, dia 24
As nuvens diminuem e o sol retorna na maior parte das regiões. Na faixa litorânea, a umidade marítima ainda organiza muita nebulosidade, com formação de nevoeiros logo cedo. Há condições de chuvas isoladas na faixa leste, principalmente à tarde. As temperaturas sofrem ligeira elevação e a máxima alcança os 24ºC no leste paulista. No interior, as temperaturas máximas superam os 30ºC.

Sexta-feira, dia 25
Áreas de instabilidade desenvolvidas no Mato Grosso do Sul deixam o tempo instável e sujeito a pancadas de chuvas, no extremo oeste paulista logo cedo. Nas demais áreas, o sol predomina no decorrer do dia causando elevação nas temperaturas. As máximas superam os 28ºC no leste paulista e ficam em torno dos 35ºC no interior.

Sábado, dia 26
O sábado começa com sol e calor em todas as áreas. No decorrer do dia, a aproximação de uma nova frente fria pelo sul favorece o desenvolvimento de áreas de instabilidade na faixa sul paulista. Tais áreas aos poucos se deslocam pelo Estado e causam pancadas de chuvas e ventos fortes. O tempo fica abafado e as máximas atingem os 37ºC no interior e 31ºC nas demais áreas.

Domingo, dia 27
A frente fria passa a atuar na divisa sul do Estado. Dessa forma, o tempo fica abafado desde cedo em todas as áreas. No decorrer do dia, áreas de instabilidade se desenvolvem em todo as regiões e causam tempestades típicas de verão. Essas chuvas vêm acompanhadas de raios, trovoadas e fortes rajadas de ventos. Há probabilidade de queda de granizo devido ao calor.

Meteorologista: Estael Elisabete Kems Sias
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior