Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

sex, 18/10/2002 - 14h04 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Tempo atual
A imagem de satélite mostra uma frente fria no Oceano Atlântico que se desloca pelo litoral paulista, deixando a faixa leste com muitas nuvens. Esse é o primeiro sistema a romper o bloqueio que se manteve durante todo o mês, indicando um enfraquecimento da massa de ar seco que cobre os estados do Sudeste. Associado a esta frente fria, áreas de instabilidade se formaram no Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo, ocasionando muita nebulosidade e pancadas de chuvas em pontos isolados dessas regiões.

Tempo instável em todo o território paulista. A permanência da frente fria no oceano garante um dia com muitas nuvens e chuvisco na faixa leste, principalmente no litoral. As temperaturas ficam amenas nessas áreas. Nas demais regiões ocorrem variações de nuvens com predominância de sol no norte e noroeste do Estado, contribuindo para a rápida elevação das temperaturas. À tarde ocorrem pancadas de chuvas em pontos isolados. Tais chuvas são acompanhadas de raios, trovoadas e rajadas de vento. No decorrer da noite, tais condições de tempo persistem nas regiões norte, noroeste, e nordeste. Nas demais áreas ocorrem variação de nebulosidade. Persistem as condições para risco de queimadas na faixa que se estende de Presidente Prudente a São José do Rio Preto. Deve-se ter uma atenção maior no final do dia, nas rodovias que levam ao litoral, devido à visibilidade reduzida. As temperaturas máximas variam de 30ºC a 34ºC no Interior e de 24ºC a 26ºC na faixa leste.

Previsão para os próximos dias:

Sábado, dia 19
O dia começa com nebulosidade nas regiões que se estendem de Presidente Prudente a Franca, e também no litoral paulista. Nas demais áreas o sol predomina contribuindo para a elevação das temperaturas. Na parte da tarde, o aumento da umidade do ar, associado ao aquecimento diurno, provoca pancadas de chuvas isoladas na maior parte do Estado, principalmente na Capital. À noite as condições de chuvas isoladas persistem em pontos isolados da faixa leste. Tais chuvas são acompanhadas de raios, trovoadas e rajadas de vento em pontos isolados. Ainda existe um potencial para riscos de focos de incêndio, nas regiões compreendidas entre Presidente Prudente e Ribeirão Preto.

Domingo, dia 20
O domingo será mais um dia com variação de nuvens, predomínio de sol no Interior, e temperaturas elevadas em todo o estado. No decorrer da tarde e à noite ocorrem pancadas de chuvas em pontos isolados. As condições para focos de queimadas diminuem no estado de São Paulo, devido ao aumento da umidade relativa do ar.

Segunda-feira, dia 21
A semana começa com sol e calor em grande parte do estado de São Paulo. A aproximação de uma frente fria, que atua no Sul do Brasil, provoca chuvas isoladas no oeste e sul do estado. As altas temperaturas deixam o dia abafado.

Terça-feira, dia 22
Uma nova frente fria que atinge o estado de São Paulo, ainda na madrugada, provoca chuvas mais significativas, amenizando a estiagem dos últimos dias.

Meteorologista: Eliane Gonçalves Larroza
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior