Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

qui, 17/10/2002 - 14h06 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Condição atual
A frente fria de fraca intensidade que se desloca pelo mar mantém o tempo nublado na faixa leste paulista, com temperaturas amenas. Já no Interior, o sol aparece desde cedo, contribuindo para a rápida elevação das temperaturas.

No decorrer da tarde, o tempo instável propicia pancadas de chuvas rápidas em pontos isolados das regiões noroeste, oeste, sul, sudeste e leste do Estado. Tais chuvas são acompanhadas de raios e trovoadas, com potencial para rajadas de vento, especialmente no litoral. Novamente, a umidade do ar deverá atingir valores críticos, em torno de 10% e 15% no Interior. Dessa forma, a falta de chuva, a baixa umidade e as temperaturas poderão favorecer novos focos de queimadas em pontos isolados, com maior potencial nas regiões que se estendem de Araçatuba a Franca e São José dos Campos À noite, os ventos úmidos que sopram do oceano provocam chuviscos no litoral e na Capital. As temperaturas máximas não ultrapassam os 28ºC na faixa leste, e nas demais regiões superam os 30ºC.

Previsão para os próximos dias:

Sexta-feira, dia 18
Os ventos úmidos que sopram do oceano organizam muita nebulosidade nas regiões de Campinas, Sorocaba e faixa leste do Estado, provocando chuviscos no litoral e Capital desde cedo. Além disso, esses ventos favorecem a dispersão de poluentes. No decorrer do dia a nebulosidade persiste nessas regiões, deixando o tempo abafado, sendo que no litoral continuam as condições de chuvisco. Nas demais regiões o sol predomina, provocando a rápida elevação das temperaturas. O teor de umidade aumenta na maior parte do Estado, diminuindo o potencial para focos de queimadas. As temperaturas máximas variam em torno de 32ºC a 37ºC no Interior, 27ºC na faixa leste, 35ºC nas regiões de vale e 29ºC na Serra da Mantiqueira.

Sábado, dia 19
A massa de ar tropical volta a atuar no Estado, trazendo sol e calor para todas as regiões. No decorrer da tarde e noite, voltam às condições de pancadas de chuvas isoladas no Estado. Tais condições inibem a dispersão de poluentes e elevam o potencial de queimadas.

Domingo, dia 20
O domingo será mais um dia de sol, e temperaturas elevadas em todo o Estado. Assim, o índice para focos de queimadas aumenta, principalmente no interior, onde a umidade do ar fica baixa. Na Capital a dispersão de poluentes fica reduzida, piorando a qualidade do ar.

Segunda-feira, dia 21
O tempo muda no estado coma chegada de uma frente fria. No decorrer do dia ocorrem chuvas em todo o estado de São Paulo, diminuindo as condições de queimadas e dispersando os poluentes.

Meteorologista: Eliane Gonçalves Larroza
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior