Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

qua, 16/10/2002 - 14h05 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Análise do tempo atual
Uma extensa massa de ar seco e quente atua no sudeste brasileiro e favorece o predomínio de sol desde cedo no estado paulista. Uma nova frente fria chega ao sul do país e causa chuvas e trovoadas a começar pelo oeste gaúcho. Na quinta-feira, o tempo muda em São Paulo devido à passagem da frente fria pela região.

Dia de sol e calor em todo o estado paulista. A ausência de chuvas associada ao calor eleva o potencial de queimadas na maior parte do Estado. Além disso, a estabilidade atmosférica inibe a dispersão de poluentes e deixa a qualidade do ar abaixo dos padrões de normalidade.

Previsão para os próximos dias:

Quinta-feira, dia 17
O dia começa com sol e tempo abafado em todas as áreas. No período da tarde, uma frente fria atinge o Estado pelo mar e o tempo muda, principalmente na metade leste. Esse sistema causa pancadas de chuvas, raios, trovoadas e rajadas de ventos moderadas a fortes, especialmente nas faixas sul e leste do Estado. No final do dia, os ventos passam a soprar do quadrante sudeste e amenizam o forte calor dos últimos dias.

Sexta-feira, dia 18
A frente fria ainda atua no Estado com fraca intensidade. Devido a isso, o tempo fica fechado com chuvas isoladas desde cedo, principalmente na metade leste. No interior, o tempo fica nublado, com períodos de sol. A atuação desse sistema eleva o teor de umidade em todas as áreas, o que reduz o potencial de queimadas no Estado. Além disso, os ventos soprando do mar favorecem a dispersão de poluentes causando significativa melhora na qualidade do ar. O predomínio de nuvens causa ligeiro declínio nas temperaturas. As máximas ficam em torno dos 26ºC no leste paulista e dos 33ºC no interior.

Sábado, dia 19
O sistema frontal perde força e se dissipa em direção ao mar. Dessa forma, a massa de ar tropical retorna ao Estado trazendo sol e calor a todas as áreas. Tais condições de tempo inibem a dispersão de poluentes e elevam o potencial de queimadas.

Domingo, dia 20
O tempo não muda e persistem a condição de tempo abafado em todas regiões. Os valores de umidade ficam baixos no interior favorecendo o surgimento de focos de incêndio na região. A estabilidade atmosférica não permite a dispersão de poluentes prejudicando a qualidade do ar.

Meteorologista: Estael Elisabete Kems Sias
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior