Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

ter, 15/10/2002 - 13h04 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Análise do tempo atual
Na imagem de satélite observa-se um sistema frontal avançando pela Argentina e Uruguai em direção ao sul do Brasil. As Regiões Sudeste e Centro-Oeste permanecem sob influência de uma massa de ar de origem tropical que mantém as temperaturas elevadas nesta terça-feira. Os modelos de previsão do tempo indicam que nos próximos dias a frente fria permanece semi-estacionária na Região Sul e o tempo não muda no Estado de São Paulo até quinta-feira.

O sol predomina em todo as regiões paulistas e as temperaturas sobem rapidamente nesta durante o dia. O calor favorece a formação de áreas de instabilidade e ocorrência de chuvas rápidas e isoladas nas regiões de divisa com o Paraná e se estende do Vale do Ribeira até Presidente Prudente. Para as demais regiões espera-se apenas aumento de nuvens no período da tarde. As elevadas temperaturas e a baixa umidade do ar aumentam o potencial para o surgimento de focos de incêndio.

Previsão para os próximos dias:

Quarta-feira, dia 16
O estado paulista permanece sob influência de uma massa de ar quente e seco que inibe a formação de nuvens de chuva. O tempo ensolarado causa mais um dia com temperaturas elevadas, com máximas variando entre 35ºC e 40ºC. A baixa dispersão de poluentes prejudica a qualidade do ar.

Quinta-feira, dia 17
Sol na maior parte do dia e temperaturas elevadas em todo o Estado. Uma frente fria com fraca atividade na altura do Paraná favorece a formação de áreas de instabilidade e aumento da quantidade de nuvens no sul e leste paulista no decorrer da tarde e noite. No fim do dia ocorrem chuvas rápidas e isoladas na Grande São Paulo.

Sexta-feira, dia 18
Apesar de fraca, a frente fria que chega ao Estado na sexta-feira provoca aumento da nebulosidade na região leste e favorece a ocorrência de chuvas em forma de pancadas rápidas e isoladas, principalmente no Vale do Ribeira, Grande São Paulo, Vale do Paraíba e litoral. A presença de nuvens ameniza o intenso calor dos últimos dias nessas áreas. Já para o centro e oeste do Estado são poucas as perspectivas de mudanças.

Sábado, dia 19
A frente fria se afasta do Estado e a massa de ar quente volta a predominar, o que dificulta a dispersão de poluentes. Potencial elevado para o surgimento de focos de incêndio.

Meteorologista: Cássia Maria Leme Beu
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior