Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

seg, 14/10/2002 - 13h34 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Tempo atual
Uma massa de ar seco que atua no estado de São Paulo garante tempo aberto com temperaturas em rápida elevação em todas as regiões. Nos próximos dias, as temperaturas permanecem elevadas em todo o Estado e as condições de chuvas diminuem, devido à baixa umidade do ar.

Nesta segunda-feira, as temperaturas máximas ultrapassam os 31ºC. No início da tarde, áreas de instabilidade provocam chuvas em forma de pancadas isoladas na faixa que vai do noroeste ao sudeste do Estado. O calor e a baixa umidade do ar aumentam o risco de ocorrência de queimadas nas regiões norte, noroeste, oeste e sudoeste do Estado. À noite, as temperaturas caem rapidamente, devido à pouca nebulosidade e perda radiativa.

Previsão para os próximos dias:

Terça-feira, dia 15
Predomínio de calor e altas temperaturas em todas as regiões paulistas. O dia começa com formação de nevoeiro nas regiões de vale, serra e litoral norte, devido ao resfriamento noturno e umidade do ar. Predominam as condições de sol e calor, com temperaturas elevadas durante o dia. No final do dia e decorrer da noite, devido à instabilidade que vem do Paraná, existe um potencial para pancadas de chuvas isoladas no extremo sul do Estado e região do Vale do Paraíba.

Quarta-feira, dia 16
O calor persiste no Estado de São Paulo. No decorrer do dia, as temperaturas continuam elevadas garantindo um dia típico de verão. A umidade relativa do ar diminui em todas as regiões. Tais condições atmosféricas diminuem as condições de chuva, mas aumentam os riscos para focos de queimadas, principalmente no Interior. Já na Capital, a qualidade do ar piora, prejudicando a saúde humana, tais como problemas respiratórios e desidratação.

Quinta-feira, dia 17
O dia começa com nebulosidade variada na faixa leste. Nas demais regiões o sol predomina desde cedo. Ventos que sopram de norte contribuem para a rápida elevação das temperaturas e dispersão da nebulosidade, deixando o tempo abafado no estado de São Paulo. Uma nova frente fria atinge o sul do Brasil. No decorrer da noite, este sistema atinge os estados do Paraná e Mato Grosso do sul provocando chuvas fortes. Áreas de instabilidade provenientes dessas regiões atingem o oeste, noroeste e faixa leste paulista, causando pancadas de chuvas moderadas a fortes.

Sexta-feira, dia 16
A instabilidade persiste, provocando chuvas isoladas nas regiões que se estendem de Presidente Prudente a Registro. Nas demais regiões do Estado, predomina o sol e o calor durante o dia.

Meteorologista: Eliane Gonçalves Larroza
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior