Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

sex, 11/10/2002 - 13h34 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Análise
Devido à massa de ar quente que persiste no estado paulista, o sol predomina desde cedo e causa rápida elevação das temperaturas, principalmente no interior. O tempo não muda muito neste final de semana, com a passagem de uma frente fria que se desloca pelo litoral paulista.

O predomínio de uma massa de ar quente no estado de São Paulo garante mais um dia de sol e calor em todas as regiões. Dessa forma, as temperaturas máximas ultrapassam os 30ºC. No decorrer da tarde e final do dia, o aquecimento diurno favorece as condições de chuvas isoladas e rápidas no Estado, principalmente no extremo oeste, sul e faixa leste. No período da noite e madrugada, uma instabilidade proveniente de Goiás e Minas Gerais provoca pancadas de chuvas em pontos isolados nas regiões de Registro e Presidente Prudente. Tais chuvas são acompanhadas de raios, trovoadas e rajadas de ventos em pontos isolados.

Previsão para os próximos dias:

Sábado, dia 12
O dia começa abafado em todo o estado de São Paulo. Pela manhã há potencial para pancadas isoladas de chuvas no extremo oeste e sul. Nas demais regiões o sol predomina, provocando a rápida elevação das temperaturas. No decorrer da tarde a nebulosidade aumenta a partir do sul, devido à aproximação de uma frente fria. Este sistema que se desloca pelo oceano, associado a linhas de instabilidade que atuam no estado, provoca chuvas em forma de pancadas, com potencial para granizo e rajadas de vento entre a tarde e a noite. Na madrugada há maiores condições de pancadas de chuvas, em pontos isolados da região do Vale do Ribeira.

Domingo, dia 13
Pela manhã, a frente fria afasta-se do estado de São Paulo, retornando as condições de sol e calor em todas as regiões. As temperaturas voltam a subir devido à atuação dos ventos quentes que sopram de norte. Desta forma, as condições de pancadas isoladas no decorrer da tarde e final do dia, ocorrem em pontos isolados do Estado, principalmente no norte e faixa leste.

Segunda-feira, dia 14
A semana começa com sol e calor em todo o território paulista. Uma massa de ar seco e quente que passa a atuar no estado provoca a rápida elevação das temperaturas, o que aumenta o potencial para focos de incêndios nas regiões norte que fazem divisa com Minas Gerais. Já na Capital, o ar seco e quente dificulta a dispersão de poluentes, prejudicando a qualidade do ar.

Terça-feira, dia 15
Predominam as condições de sol e calor durante o dia, em todas as regiões do estado de São Paulo. No final do dia, há condições de pancadas de chuvas isoladas no extremo sul do Estado.

Meteorologista: Eliane Gonçalves Larroza
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior