Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

qua, 09/10/2002 - 13h15 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Análise
Uma massa de ar de origem tropical atua em toda a Região Sudeste, trazendo sol e calor. Uma frente fria semi-estacionária atua no Sul do país e deixa o tempo instável sujeito a chuvas na região. No final de semana, continuam as condições típicas de verão, com sol e calor em todas as áreas.

Previsão para os próximos dias:

Quarta-feira, dia 9
O tempo não muda e continua quente e ensolarado em todas as áreas. Dessa forma, predominam o sol e o calor, com pancadas de chuvas no final do dia. Tais chuvas ocorrem de forma isolada, acompanhadas de raios, trovoadas e rajadas de ventos isoladas. Na parte da noite, retornam as condições de estabilidade, com poucas nuvens na maior parte do Estado.

Quinta-feira, dia 10
O dia começa com predomínio de sol e temperaturas agradáveis em todas as áreas. No decorrer da tarde, a instabilidade atmosférica aumenta, ocasionando chuvas rápidas e isoladas no final do dia. Tais chuvas são acompanhadas de raios e rajadas de ventos. Há probabilidade de queda de granizo em pontos isolados. Na parte da noite, o tempo fica instável na faixa sul do Estado. Nas demais áreas, as condições do tempo variam entre poucas nuvens a céu aberto.

Sexta-feira, dia 11
A sexta-feira começa com variação de nuvens nas faixas sul e leste do Estado. Nas demais regiões, o dia começa com sol e temperaturas agradáveis. No decorrer do dia, as nuvens se dissipam e a tarde fica ensolarada na faixa leste. Os ventos quentes soprando do quadrante nordeste deixam as temperaturas muito elevadas, com tempo abafado em todas as áreas.

Sábado, dia 12
O final de semana começa ensolarado em todo o Estado. No decorrer do dia, as temperaturas ficam elevadas e causam sensação térmica de abafado em todas as regiões. Uma frente fria avança pelo Sul do país e favorece a ocorrência de chuvas rápidas e isoladas, principalmente na faixa que vai de Presidente Prudente ao Vale do Ribeira.

Domingo, dia 13
No domingo, o tempo não muda e predominam o sol e calor em todas as áreas desde cedo. A ausência de chuvas generalizadas, associada ao calor, eleva o potencial de queimadas, especialmente no oeste e norte paulista. Além disso, essas condições de tempo comprometem a qualidade do ar, pois não favorece a dispersão de poluentes.

Meteorologista: Estael Elisabete Kems Sias
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior