Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

seg, 16/09/2002 - 13h28 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Tempo atual:

A semana começou com tempo instável no Sul e Sudeste do país devido à atuação de áreas de instabilidade desenvolvidas na madrugada. Devido a isso, os radares registraram chuvas moderadas a fortes no interior paulista no período da manhã.

Previsão para os próximos dias:

Segunda (16/09): No decorrer do dia, áreas de instabilidade desenvolvidas no interior se deslocam para o leste paulista. Dessa forma, o tempo fica instável sujeito a chuvas em todo o Estado, onde as chuvas mais intensas se concentram na faixa norte. Tais chuvas são acompanhadas de raios, trovoadas e fortes rajadas de ventos isoladas. Os ventos variando entre os quadrantes sul e sudeste deixa as temperaturas amenas em todas as áreas.

Terça (17/09): O dia começa com tempo instável na faixa sul do estado paulista. Além disso, o alto teor de umidade favorece o desenvolvimento de nevoeiros na faixa litorânea e Vale do Ribeira reduzindo a visibilidade nessas áreas. Nas demais áreas ocorrem variação de nuvens, com períodos de sol fraco. No decorrer do dia, os ventos quentes e úmidos soprando da Amazônia favorecem o desenvolvimento de áreas de instabilidade. Essas áreas são responsáveis por pancadas de chuvas, a começar pelo interior, atingindo o leste paulista no final da tarde. Os ventos passam a soprar do quadrante norte e causam ligeira elevação nas temperaturas em todas as áreas.

Quarta (18/09): Os ventos secos e quentes soprando do quadrante norte favorecem a dissipação das nuvens, dessa forma, o sol retorna ao Estado e causa elevação nas temperaturas. Os modelos numéricos de previsão de tempo não indicam a ocorrência de chuvas.

Quinta (19/09): Uma nova frente fria atinge o Sul do país causando temporais em todo o leste da região. No estado paulista o dia começa com sol e calor em todas as áreas. No período da tarde, a aproximação da frente fria causa pancadas de chuvas moderadas a fortes, na metade leste do Estado. Tais chuvas são acompanhadas de raios, trovoadas e rajadas de ventos moderadas. As condições de chuvas persistem no período da noite, com potencial para alagamentos no Vale do Ribeira.

Sexta (20/09): A frente fria atuando no Estado do Paraná deixa o tempo instável desde cedo no extremo sul de São Paulo. Nas demais áreas, o dia começa com predomínio de sol e tempo abafado. No decorrer da tarde, a frente fria se desloca em direção ao mar, mas ainda deixa o tempo instável no estado paulista. Dessa forma, ocorrem pancadas de chuvas moderadas a fortes, principalmente, na faixa que vai do centro ao leste do estado. Nas demais áreas ocorrem variação de nuvens, porém, com chuvas isoladas.


Meteorologista: Eliane Gonçalves Larroza
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior