Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

qui, 12/09/2002 - 13h09 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Tempo atual
Uma frente fria avança pelo Sul do país e causa temporais nas localidades da região. Uma massa de ar seco e quente atua nas regiões Sudeste e Centro-oeste do país e deixa o tempo estável com temperaturas em rápida elevação nessas áreas.

No decorrer do dia, os ventos quentes e secos soprando do quadrante norte causam rápida elevação nas temperaturas e favorecem o predomínio de sol. A aproximação da frente fria deixa o tempo instável sujeito a pancadas de chuvas acompanhadas de raios, e rajadas de ventos moderadas a fortes na metade sul do Estado. No período da noite, o sistema frontal atinge o São Paulo e causa pancadas de chuvas e fortes rajadas de ventos em pontos isolados de todo o Estado, a começar pelo sul e oeste paulista e aos poucos se desloca pelas demais regiões.

Previsão para os próximos dias:

Sexta-feira, dia 13: A frente fria atuando no estado paulista desde a madrugada deixa o tempo instável sujeito a chuvas isoladas desde cedo nas faixas sul e leste. No período da tarde, esse sistema avança pelo Estado e causa pancadas de chuvas em todas as áreas. Tais chuvas são acompanhadas de raios, trovoadas e fortes rajadas de ventos isoladas. Na parte da noite, os ventos passam a soprar do quadrante sul/sudeste a causa declínio nas temperaturas.

Sábado, dia 14: A frente fria deixa o Estado e passa a atuar entre o Rio de janeiro e Espírito Santo. Os ventos soprando do quadrante sudeste favorecem o predomínio de nuvens no leste paulista e o desenvolvimento de nevoeiros, logo cedo, na faixa litorânea. No decorrer do dia, tais ventos mantêm o predomínio de nuvens e deixa o dia chuvoso na metade leste do Estado. No interior, o dia começa com variação de nuvens. No período da tarde, áreas de instabilidade desenvolvidas no Mato Grosso do Sul atingem o oeste e sudoeste paulista e causam pancadas de chuvas moderadas a fortes na região. As temperaturas ficam amenas em todas as áreas.

Domingo, dia 15: O dia começa com céu encoberto na maior parte das regiões do Estado de São Paulo, com condições de chuvas na faixa leste. No decorrer do dia, os ventos que sopram de sudeste mantém a faixa leste com nebulosidade e pancadas de chuvas, principalmente, no final do dia. Nas demais regiões, a nebulosidade persiste, porém sem condições de chuvas significativas.

Segunda-feira, dia 16: A semana começa com variação de nuvens em todas as áreas. No decorrer do dia, as nuvens se dissipam no interior, dessa forma, o sol retorna causando ligeira elevação nas temperaturas. Na faixa leste, os ventos soprando do oceano deixam a nebulosidade variável no decorrer do dia, com condições de chuviscos no Vale do Paraíba.

Meteorologista: Estael Elisabete Kems Sias
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior