Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

qua, 11/09/2002 - 13h08 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Tempo atual
A imagem de satélite mostra áreas de instabilidade ao sul do Brasil, que são responsáveis por chuvas fortes e rajadas de ventos no Uruguai e em território gaúcho. Mais ao norte atua uma massa de ar seco, que garante o tempo bom com predomínio de sol e temperaturas elevadas no Estado de São Paulo, principalmente no interior. Já na madrugada de sexta-feira o tempo muda com a chegada de uma frente fria no leste paulista, que se desloca pelo oceano.

A massa de ar seco que predomina no estado de São Paulo garante o tempo bom com predomínio de sol em todas as regiões. À tarde, os ventos que sopram do quadrante nordeste elevam as temperaturas rapidamente no Estado, principalmente no interior, onde as máximas ultrapassam os 30ºC. Durante a noite as temperaturas entram em rápido declínio devido à ausência de nebulosidade.

Previsão para os próximos dias:

Quinta-feira, dia 12: A frente fria que atinge o Paraná ocasiona chuvas naquele estado. A aproximação deste sistema deixa o extremo sul do estado de São Paulo com nebulosidade. Nas demais áreas o sol predomina. Os ventos quentes e secos que sopram do quadrante nordeste mantém o tempo abafado no decorrer do dia. À noite as temperaturas ficam amenas.

Sexta-feira, dia 13: Na madrugada de sexta-feira a frente fria que se aproxima pelo oceano deixa o tempo instável desde cedo no sul e oeste paulistas. No decorrer do dia áreas de instabilidade se propagam por todo o Estado, provocando chuvas fortes, acompanhadas de rajadas de ventos e trovoadas, além de granizos em pontos isolados.

Sábado, dia 14: A frente fria se desloca para o oceano, mas áreas de instabilidade ainda continuam atuando no estado de São Paulo, principalmente nas faixas sul e leste, onde ocorrem pancadas de chuvas. Na parte da tarde os ventos passam a soprar de sudeste, carregando a umidade do oceano para toda a faixa leste do Estado, deixando o tempo nublado e com pancadas de chuvas isoladas nessas regiões. Nas demais áreas o tempo permanece abafado.

Domingo, dia 15: O dia começa com céu encoberto na maior parte das regiões do Estado de São Paulo, com temperaturas amenas na metade sul e temperaturas mais agradáveis na metade norte. No decorrer do dia os ventos que sopram de sudeste mantêm a faixa leste com nebulosidade e pancadas de chuvas, principalmente no litoral paulista. Nas demais regiões persiste a nebulosidade.

Meteorologista: Eliane Gonçalves Larroza
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior