Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

qua, 04/09/2002 - 13h17 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Tempo atual
A massa de ar seco predomina na maior parte do país deixando o tempo estável com predomínio de sol. No Estado de São Paulo, prevalecem as condições de tempo estável, com temperaturas em elevação. Na sexta-feira retornam as condições de chuvas no Estado de São Paulo devido à aproximação de uma nova frente fria.

No decorrer do dia, os ventos soprando do quadrante sudeste mantêm a nebulosidade variável e as temperaturas baixas na faixa litorânea. Nas demais áreas, prevalecem as condições de tempo estável com temperaturas em gradativa elevação. No período da noite, as temperaturas entram em declínio, retornando a sensação térmica de frio.

Previsão para os próximos dias:

Quinta-feira, dia 5: Na madrugada, ventos dos quadrantes sudeste e nordeste favorecem a ligeira elevação nas temperaturas mínimas. Além disso, tais ventos favorecem o predomínio de sol desde cedo em todas as áreas. No período da tarde, os ventos passam a soprar do quadrante norte e causam elevação nas temperaturas. O aquecimento diurno é responsável por pancadas de chuvas isoladas na faixa norte do Estado de São Paulo. Nas demais áreas, o sol predomina sem previsão de chuvas significativas.

Sexta-feira, dia 6: Uma frente fria atinge o Sul do país no início do dia, deixando o tempo instável na região. No estado paulista o dia começa com sol e temperaturas agradáveis. No decorrer do dia, o avanço da frente fria favorece o desenvolvimento de áreas de instabilidade responsáveis por pancadas de chuvas, especialmente na metade sul do estado. Tais chuvas são acompanhadas de raios, trovoadas e rajadas de ventos moderadas a fortes em pontos isolados. Além disso, as temperaturas ficam elevadas, com sensação térmica de abafado em todas as áreas.

Sábado, dia 7: Ainda na madrugada, a frente fria atinge o Estado de São Paulo e deixa o tempo instável sujeito a chuvas desde cedo em todas as áreas, porém as chuvas mais intensas se concentram no Interior. No decorrer do dia, o avanço da frente fria provoca chuvas generalizadas em todas as regiões paulistas. No início da noite, as temperaturas entram em declínio devido à virada dos ventos para o quadrante sul/sudeste.

Domingo, dia 8: O domingo começa com tempo fechado e chuviscos na faixa leste do Estado devido aos ventos úmidos e frios soprando do mar. Além disso, tais ventos deixam as temperaturas baixas no decorrer do dia. No Interior, ocorre variação de nuvens com chuvas isoladas desde cedo.

Meteorologista: Estael Elisabete Kems Sias
Chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior