Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

qui, 29/08/2002 - 14h12 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Tempo atual
A frente fria avança pelo Sul do país e causa chuvas na faixa que vai do nordeste gaúcho ao oeste do Paraná. No Estado de São Paulo a aproximação desse sistema já organiza nuvens na faixa sul/sudoeste com pancadas de chuvas fracas/moderadas.

No decorrer do dia, a massa de ar quente e seco continua atuando e mantém o tempo abafado e com predomínio de sol, especialmente na metade norte paulista. O aquecimento diurno favorece a ocorrência de chuvas rápidas e isoladas nessas áreas. A aproximação da frente fria organiza instabilidades na metade sul do Estado. Tais instabilidades são responsáveis por pancadas de chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de raios, trovoadas e rajadas de ventos moderadas a fortes. O calor favorece a ocorrência de queda de granizo em pontos isolados. No período da noite, as chuvas se distribuem pelas demais áreas do Estado, ocorrendo de forma generalizada. Persistem as condições de rajadas de ventos moderadas a fortes.

Previsão para os próximos dias:

Sexta-feira, dia 30: A frente fria atinge a divisa sul de São Paulo no início do dia. Dessa forma, a sexta-feira começa tempo instável sujeito a chuvas nas faixas sul e leste. No decorrer do dia, o sistema frontal avança lentamente pelo Estado e causa pancadas de chuvas moderadas a fortes em todas as áreas. Tais chuvas são acompanhadas de rajadas de ventos oderadas a fortes em pontos isolados. As temperaturas máximas sofrem declínio, especialmente no sudeste paulista.

Sábado, dia 31: A frente fria atua na metade norte do Estado paulista e deixa o tempo instável desde cedo em todas as áreas. No decorrer do dia, há condição de chuvas em todas as regiões, acompanhadas de ventos de intensidade moderada a fortes, raios e trovoadas. As temperaturas sofrem acentuado declínio, especialmente na metade sul devido à cobertura de nuvens e aos ventos que passam a soprar do quadrante sul.

Domingo, dia 1º: A frente fria atua na divisa com o Rio de janeiro, mas ainda deixa o tempo instável no início do dia no estado paulista. Além disso, na faixa litorânea e Vale do Ribeira ocorrem nevoeiros na madrugada deixando a visibilidade reduzida nessas áreas. Durante o dia, há condição de chuvas na metade norte do Estado e à noite elas se concentram mais nas regiões de divisa, especialmente no Vale do Paraíba. As temperaturas continuam baixas devido aos ventos frios e úmidos que continuam soprando do quadrante sul.

Segunda-feira, dia 2: O dia inicia com predomínio de nuvens e frio na faixa leste do Estado devido aos ventos soprando do quadrante sul. No decorrer do dia, as nuvens se dissipam e o sol retorna. Nas demais áreas, o sol predomina, porém os ventos de sul não permitem elevações bruscas nas temperaturas.

Meteorologista: Estael Elisabete Kems Sias
Chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior