Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

qua, 28/08/2002 - 13h42 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Tempo atual
Como mostra a imagem de satélite, uma nova frente fria avança pelo sul da Argentina em direção ao Brasil. Porém, uma extensa massa de ar seco e quente ainda atua sobre o país, mantendo o tempo estável, com sol e temperaturas elevadas na maior parte das regiões. Apenas na sexta-feira a frente fria atinge o Estado de São Paulo, provocando mudança no tempo, e no final de semana o tempo fica chuvoso e com temperaturas baixas.

No decorrer desta quarta-feira prevalecem as condições de tempo estável. Dessa forma, os ventos provenientes do quadrante norte/nordeste são desfavoráveis ao desenvolvimento de nuvens de chuva e o sol predomina em todas as áreas, deixando as temperaturas elevadas. A persistência de tempo seco e quente eleva o potencial para ocorrência de queimadas, especialmente nas regiões do extremo norte, como São José do Rio Preto, Franca e Barretos.

Previsão para os próximos dias:

Quinta-feira, dia 29: Uma nova frente fria avança pela Região Sul do país, ocasionando fortes chuvas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Estado de São Paulo a massa de ar quente e seco continua atuando, mantendo o tempo estável, com as temperaturas elevadas na maior parte do dia. No período da tarde, ocorrem pancadas de chuvas rápidas e isoladas do Estado, especialmente Presidente Prudente, devido à aproximação do sistema frontal.

Sexta-feira, dia 30: A frente fria avança pelo Paraná e deixa o tempo instável desde cedo na divisa com São Paulo. No período da tarde, a frente fria permanece atuando no estado vizinho, mas já é responsável por pancadas de chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de fortes rajadas de ventos, a começar pela faixa sul do Estado de São Paulo, que se deslocam pelas demais áreas no decorrer do período. Há condições favoráveis à queda de granizo em pontos isolados.

Sábado, dia 31: A frente fria avança pelo estado paulista e deixa o tempo instável desde cedo em todas as áreas. No decorrer do dia há condição de chuvas em todas as regiões, acompanhadas de ventos de intensidade moderada e trovoadas. As temperaturas sofrem acentuado declínio devido à cobertura de nuvens e aos ventos que passam a soprar do quadrante sul.

Domingo, dia 1º: O dia amanhece instável devido à frente fria que continua se propagando sobre o Estado de São Paulo. Durante o dia há possibilidade de chuvas em todas as regiões e na parte da noite elas se concentram mais ao norte do Estado, especialmente no Vale do Paraíba. As temperaturas continuam baixas devido aos ventos frios e úmidos que continuam soprando do quadrante sul.

Meteorologista: Cristiane Xavier de Oliveira
Chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior