Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

seg, 26/08/2002 - 13h01 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Tempo atual
A imagem de satélite mostra grande parte do Brasil com pouca nebulosidade. A massa de ar seco e quente que atua sobre o Estado de São Paulo é responsável pelas elevadas temperaturas para essa época do ano. Nos próximos quatro dias o tempo não muda.

A semana começa com ventos úmidos soprando do oceano, que deixam o extremo leste com muitas nuvens no começo do dia, favorecendo o desenvolvimento de nevoeiros na Serra do Mar e baixa visibilidade no litoral. No decorrer do dia, o sol aparece entre nuvens na faixa leste paulista e predomina no Interior. No litoral o tempo fica fechado durante todo o dia. As temperaturas mantêm-se elevadas no interior e agradáveis nas demais áreas.

Previsão para os próximos dias:

Terça-feira, dia 27: O tempo não muda. A persistência dos ventos soprando do mar deixa a nebulosidade variável no litoral, com nevoeiros no inicio do dia. Nas demais áreas as condições de tempo variam entre tempo aberto na metade oeste e poucas nuvens nas demais áreas. O tempo seco eleva o potencial de queimadas no Interior, onde as temperaturas ficam elevadas. Nas demais áreas, temperaturas amenas.

Quarta-feira, dia 28: A massa de ar seco e quente continua atuando em todo o Estado de São Paulo deixando as temperaturas elevadas, acima da média climatológica histórica em todas as regiões. Tais condições de tempo são desfavoráveis à dispersão de poluentes, e favoráveis à ocorrência de focos de queimadas e incêndios, especialmente no extremo norte do Estado.

Quinta-feira, dia 29: Uma nova frente fria avança pela região Sul do país, ocasionando fortes chuvas no Rio Grande do Sul. No Estado de São Paulo a massa de ar quente e seco continua atuando e mantém o tempo estável, sem chuvas e com as temperaturas elevadas em todas as localidades.

Sexta-feira, dia 30: A frente fria se propaga pela região Sul, entre o norte do Rio Grande do Sul e sul do Paraná, deixando o tempo instável e com bastante chuva nessas áreas. No Estado de São Paulo o tempo ainda continua estável, com temperaturas elevadas, sem chuvas. Tais condições de tempo deixam a qualidade do ar baixa, além do elevado índice para ocorrência de queimadas no norte do Estado.

Meteorologista: Cristiane Xavier de Oliveira
Chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior