Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

seg, 19/08/2002 - 13h41 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Tempo atual
Uma nova frente fria atinge o Rio Grande do Sul deixando o tempo instável sujeito a chuvas na região. No Estado de São Paulo, a semana começa com predomínio de sol devido à atuação de uma massa de ar seco e quente.

No decorrer desta segunda-feira, o tempo não muda, persistindo as condições de tempo seco e quente, na maior parte do estado paulista. Áreas de instabilidade provenientes do Mato Grosso sul atingem o extremo oeste de São Paulo causando pancadas de chuvas isoladas. A persistência de tempo seco associada às altas temperaturas eleva o potencial de queimadas, especialmente no interior paulista.

Previsão para os próximos dias:

Terça-feira, dia 20: O declínio nas temperaturas na madrugada favorece o desenvolvimento de nevoeiros e névoa úmida na faixa litorânea e nas áreas serranas. No decorrer do dia, o sol predomina e deixa as temperaturas elevadas na maior parte do Estado. No oeste paulista, ocorrem pancadas de chuvas isoladas no final do dia, devido à atuação de áreas de instabilidade provenientes do Mato Grosso do Sul.

Quarta-feira, dia 21: O dia começa com predomínio de sol em todas as áreas do estado paulista. No decorrer do dia, a aproximação do sistema frontal favorece a ocorrência de pancadas de chuvas isoladas, especialmente nas faixas sul e leste do Estado. Além disso, a aproximação desse sistema deixa as temperaturas elevadas com sensação térmica de abafado.

Quinta-feira, dia 22: A frente fria atinge o sudeste do Estado de São Paulo. Em função disso, o dia começa com predomínio de nuvens sujeito a chuvas isoladas, com rajadas moderadas de vento no leste paulista. Nas demais áreas, o sol predomina, sem previsão de chuvas. No período da tarde, a frente fria perde força e se desloca para o mar, porém, ainda causa variação de nebulosidade no leste paulista, sem previsão de chuvas significativas. As temperaturas sofrem ligeiro declínio.

Sexta-feira, dia 23: Os ventos passam a soprar do quadrante leste/sudeste. Dessa forma, o tempo fica nublado no litoral. Nas demais áreas o tempo fica aberto. Além disso, tais ventos não permitem elevações bruscas nas temperaturas, principalmente na metade leste do Estado.

Meteorologista: Estael Elisabete Kems Sias
Chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior