Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

ter, 13/08/2002 - 13h04 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Tempo atual
Uma massa de ar seco predomina na maior parte do país mantendo o tempo estável com predomínio de sol. Na Região Sul, uma frente fria avança pelo mar entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No estado paulista o dia começa com temperaturas agradáveis e predomínio de sol.

Nesta terça-feira, persistem as condições de tempo estável, na maior parte do estado paulista. No decorrer da tarde, a aproximação de uma frente fria pelo sul causa pancadas de chuvas rápidas e isoladas, especialmente na faixa leste do Estado. Além disso, esse sistema é favorável à ocorrência de rajadas de ventos moderadas a fortes em pontos isolados. No período da noite, persistem as condições de rajadas de ventos, com condições de chuvas no Vale do Ribeira e litoral sul.

Previsão para os próximos dias:

Quarta-feira, dia 14: O dia começa com predomínio de sol na maior parte do Estado. No extremo sul e litoral o dia inicia com tempo nublado e há condições de chuvas isoladas na faixa litorânea. No decorrer do dia, a frente fria passa a atuar em São Paulo pelo mar e causa rápido aumento de nuvens nas metades leste e sul do Estado. Além disso, esse sistema é responsável por pancadas de chuvas acompanhadas de raios, trovoadas e rajadas de ventos moderadas a fortes em pontos isolados nessas áreas. Na parte da noite, os ventos passam a soprar do quadrante sudeste deixando o tempo fechado na metade leste paulista, com condições de chuviscos no litoral.

Quinta-feira, dia 15: No decorrer do dia, os ventos soprando do mar mantêm o tempo fechado com condições de chuviscos na faixa leste do Estado. Além disso, as temperaturas ficam amenas nessas áreas. Nas demais regiões as nuvens se dissipam no decorrer do dia e as temperaturas ficam ligeiramente elevadas para essa época do ano.

Sexta-feira, dia 16: No decorrer do dia, o tempo fica fechado na metade leste do Estado devido à umidade proveniente do mar. Além disso, o dia começa com nevoeiros nas áreas serranas e faixa litorânea deixando a visibilidade reduzida nesses locais. Os modelos numéricos de tempo indicam condições de chuvas fracas a moderadas na faixa litorânea desde cedo. No interior, a nebulosidade fica variável, sem previsão de chuvas. As temperaturas ficam baixas no leste paulista e nas demais áreas sofrem ligeira elevação.

Sábado, dia 17: O final de semana começa com nevoeiros na faixa litorânea devido aos altos valores de umidade. No decorrer do dia, os ventos variam entre o quadrante leste/sudeste e mantém o tempo com predomínio de nebulosidade, intercalado por períodos de sol fraco, na faixa leste do Estado. No interior, o sol aparece desde cedo deixando as temperaturas elevadas.

Meteorologista: Estael Elisabete Kems Sias
Chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior