Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

sex, 09/08/2002 - 13h41 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Tempo atual
A frente fria se desloca pelo sul do país causando chuvas e trovoadas na região. No estado paulista o sol predomina na maior parte das regiões.

A aproximação do sistema frontal favorece a formação de áreas de instabilidade na metade sul do Estado, as quais são responsáveis por fortes pancadas de chuvas nessas regiões. Nas demais áreas ocorrem pancadas de chuvas isoladas. Tais chuvas são acompanhadas de raios, trovoadas e rajadas de ventos moderadas a fortes em pontos isolados. Há probabilidade de queda de granizo, especialmente nas partes sul e leste do Estado. No período da noite persistem as condições de pancadas de chuvas, principalmente na metade leste do Estado.

Previsão para os próximos dias:

Sábado, dia 10: Na parte da manhã a frente fria se desloca em direção ao mar, porém, ainda deixa o tempo instável com predomínio de nuvens, principalmente no leste paulista. As condições de chuva são maiores na faixa litorânea, Região Metropolitana, Campinas e Vale do Paraíba. No decorrer da tarde, o tempo fica instável na faixa norte do Estado e há condições de pancadas de chuvas acompanhadas de raios e trovoadas. As temperaturas sofrem ligeiro declínio. Uma área de baixa de pressão atuando no oceano favorece a agitação marítima e a elevação no nível do mar, especialmente no litoral sul.

Domingo, dia 11: O dia começa com nevoeiros na faixa litorânea devido aos altos valores de umidade, dessa forma, a visibilidade fica reduzida nessas áreas. Os ventos soprando do quadrante sudeste causam variação de nuvens na faixa leste do Estado com condições de chuviscos na faixa litorânea. No interior paulista, o sol retorna deixando as temperaturas agradáveis.

Segunda-feira, dia 12: Os ventos passam a soprar do quadrante norte/noroeste favorecendo a dissipação das nuvens, especialmente na metade oeste do Estado. Nas demais áreas, as condições de tempo variam entre poucas nuvens a nublado. As temperaturas ficam elevadas no interior e agradáveis nas demais áreas.

Terça-feira, dia 13: Persistem as condições de tempo estável, com o sol predominando em todas as áreas, sem previsão de chuvas. Esta situação inibe a dispersão de poluentes deixando a qualidade do ar prejudicada.

Meteorologista: Estael Elisabete Kems Sias
Chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior