Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

qui, 08/08/2002 - 13h03 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Tempo atual
Uma nova frente fria chega ao sul do país deixando o tempo instável na região. No restante do país, uma extensa massa de ar seco e quente atua e favorece o predomínio de sol nessas áreas.

No decorrer desta quinta-feira a massa de ar seco ganha força e, dessa forma, o tempo fica aberto em todas as áreas. Além disso, a aproximação da frente fria deixa as temperaturas elevadas e causa a sensação térmica de abafado.

Previsão para os próximos dias:

Sexta-feira, dia 9: A aproximação de uma frente fria deixa o tempo abafado desde cedo em todas as áreas. No período da tarde, esse sistema atinge o sul do Estado e favorece o desenvolvimento de áreas de instabilidade, acompanhadas de raios, trovoadas e rajadas de ventos moderadas a fortes. Essas áreas de instabilidade atuam primeiramente na metade sul paulista, se deslocando pelas demais áreas no decorrer da tarde e noite. Há possibilidade de queda de granizo, principalmente na divisa com o Estado do Paraná.

Sábado, dia 10: A frente fria se desloca em direção ao mar, porém, ainda deixa o tempo instável com predomínio de nuvens, principalmente na metade leste do Estado. Entretanto, as condições de chuva são maiores na faixa litorânea, Região Metropolitana, Campinas e Vale do Paraíba. No interior paulista ocorre variação de nuvens com condições de chuvas rápidas e isoladas. A virada dos ventos para o quadrante sudeste causa ligeira queda nas temperaturas. Além disso, a ocorrência de chuvas favorece a dispersão de poluentes causando sensível melhora na qualidade do ar.

Domingo, dia 11: Na madrugada, os altos valores de umidade favorecem o desenvolvimento de nevoeiros na faixa litorânea. Dessa forma, a visibilidade fica reduzida nessas áreas no início do dia. Os ventos soprando do quadrante sudeste causam variação de nuvens na faixa leste do Estado com condições de chuviscos na faixa litorânea. No interior paulista, o sol predomina deixando as temperaturas agradáveis.

Segunda-feira, dia 12: Devido à virada dos ventos para o quadrante nordeste, a semana começa com tempo estável e predomínio de sol em todas as áreas. As temperaturas entram em gradativa elevação.

Meteorologista: Estael Elisabete Kems Sias
Chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior