Tempo: Previsão para o feriado prolongado

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

sex, 28/02/2003 - 13h22 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado


Análise do tempo atual
A massa de ar seco e quente continua mantendo o tempo estável na maior parte das regiões paulistas. O forte aquecimento provoca gradativo aumento da nebulosidade na parte da tarde e, entre o final da tarde e o início da noite ocorrem pancadas muito rápidas e isoladas em pontos isolados, especialmente na metade oeste do Estado. O tempo quente, seco, e os ventos fracos são desfavoráveis à dispersão de poluentes e a qualidade do ar fica baixa.

Áreas de instabilidade atuando no Norte e Nordeste do Brasil causam chuvas, principalmente no Pará e na faixa litorânea que se estende do Maranhão até o Ceará. A Bahia continua sob influência de uma massa de ar quente e seco. O tempo está aberto também nas Regiões Sul, Sudeste e na maior parte do Centro-Oeste. O predomínio de sol favorece a rápida elevação das temperaturas.

Previsão para os próximos dias:

Sábado, dia 1º
Nesse sábado de Carnaval o tempo continua estável em todo o Estado. No decorrer do dia o sol e o calor predominam em todas as regiões. Podem ocorrer pancadas muito rápidas em pontos bastante isolados devido ao forte aquecimento diurno.

Domingo, dia 2
O dia começa com predomínio de sol e calor em todas as regiões do Estado. Com o rápido aquecimento diurno a nebulosidade aumenta e gera nuvens de chuvas, que são de rápida duração e ocorrem em pontos muito isolados, principalmente no extremo oeste e norte paulistas.

Segunda-feira, dia 3
Sol e calor no decorrer do dia. Na parte da tarde, áreas de instabilidade deslocam-se pelo Estado a partir do interior. Dessa forma, ocorrem chuvas em forma de pancadas rápidas e isoladas em algumas localidades, especialmente na metade oeste paulista.

Terça-feira, dia 4
O dia começa com maior quantidade de nuvens no interior, porém ainda na parte da manhã o sol aparece entre nuvens e eleva rapidamente as temperaturas em todo o Estado. Na parte da tarde a nebulosidade aumenta e áreas de instabilidade se deslocam, provocando chuvas em forma de pancadas na maior parte das regiões.

Meteorologista: Cristiane Xavier de Oliveira
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Centro de Gerenciamento de Emergências

(RK)