Tempo: Previsão especial para as cidades do litoral paulista

Boletim meteorológico válido para o período de 5 a 10 de maio

qui, 06/05/2004 - 10h09 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado


Associado à presença de uma frente fria que causa muitas nuvens e chuvas desde o Rio Grande do sul até o estado de São Paulo, um ciclone extratropical se forma próximo à costa da Região Sul. O fenômeno não pode ser comparado ao ciclone Catarina, que atingiu o Rio Grande do Sul e Santa Catarina entre os dias 27 e 28 de março de 2004, pois tem natureza e intensidade diferentes.

Desta vez, trata-se de um sistema de baixa pressão que se forma próximo à costa dos estados da Região Sul e deve se afastar para alto mar, enquanto o ciclone Catarina se formou sobre o oceano e se deslocou em direção ao continente. Além disso, a intensidade do fenômeno será menor. Mesmo assim, esse sistema merece atenção, pois traz chuva forte acompanhada de rajadas de vento e trovoadas entre o norte de Santa Catarina, Paraná e o estado de São Paulo.

Típico do período, o fenômeno ocorre com freqüência na região, com deslocamento para leste (em direção ao oceano). A partir de hoje a agitação marítima aumenta gradativamente e a chegada da frente fria amanhã mantém as condições de chuva desde cedo no Estado. Esse sistema é acompanhado de núcleos de chuva forte, além de trovoadas e rajadas de vento isoladas, que podem atingir 70 km/h. Os ventos aumentam a agitação marítima e elevam o nível do mar no litoral paulista, com condições de ressaca, especialmente entre a Baixada Santista e Cananéia. Os modelos de previsão de tempo e de ondas indicam que os ventos mais intensos e a ressaca devem ocorrer no fim de semana. Ressalta-se que os ventos atuam com maior intensidade em alto mar, oferecendo risco a embarcações e atividades náuticas, por isso, recomenda-se cautela especialmente no litoral sul.

A partir de segunda-feira o sistema perde força gradativamente, retornando aos poucos as condições de calmaria no litoral e oceano.

Meteorologista: Estael Elisabete Kems Sias
Chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Centro de Gerenciamento de Emergências

(LRK)